Setran tem postos de atendimentos à população em sete bairros da cidade

Apesar de a Prefeitura manter sete postos descentralizados da Superintendência de Trânsito (Setran) na cidade, somente 36% dos atendimentos são feitos nos bairros. É o que mostra uma pesquisa feita pelo órgão, responsável por aproximadamente 24 mil atendimentos mensais prestados ao cidadão.

Desse total, apenas 8,7 mil acontecem nas Ruas da Cidadania. O restante fica concentrado na sede central da Setran, localizada na Rua Benjamin Constant.

A intenção é redistribuir essa demanda porque, além do atendimento no Centro, o serviço funciona nos postos das Ruas da Cidadania do Carmo, Boa Vista, Fazendinha, Santa Felicidade, Pinheirinho, Cajuru e Bairro Novo. Eles estão abertos das 8h30 às 14h e oferecem os mesmos serviços da agência central. A unidade do Bairro Novo atende até as 17h, com intervalo entre 12h e 13h.

“É interessante que o público em geral – e em especial os idosos – procure os nossos serviços nos bairros, mais perto de casa, e com a vantagem de poupar tempo e dinheiro de ônibus ou estacionamento”, orienta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Serviços

Em todos os postos, os condutores podem fazer a regularização e obtenção da segunda via do estacionamento regulamentado (EstaR), credenciamento, renovação e segunda via de credencial para as vagas especiais exclusivas para idosos ou pessoas com deficiência, recebimento dos processos de identificação de condutor infrator, defesa prévia e demais recursos das multas de trânsito autuadas pela Setran.

Além disso, é possível obter esclarecimentos sobre infrações de trânsito, solicitação de cópias de documentos e impressão de boletos para pagamento de multas.

Entre os cerca de 15 mil atendimentos mensais que a unidade central faz, um deles foi prestado à dona de casa Rosemi Gonçalves, moradora do Boqueirão e que não sabia ser possível resolver assuntos relacionados a multas perto de casa. “Da próxima vez, vou na Rua do Carmo. Eu achava que, lá, era só para informações”, disse, depois de ser alertada sobre a facilidade.

No caminho certo

O metalúrgico Osmar Terra foi mais prático. Como trabalha perto daquela Rua da Cidadania, foi até o local para indicar o real autor de uma infração. “Aqui tem tudo. É extremamente útil”, afirmou, referindo-se aos diversos serviços reunidos no local que, depois da sede central, é o posto que mais recebe demandas da população: 2,1 mil mensais.

O caminhoneiro Edmar Lourenço dos Santos e a mulher dele, a assistente financeira Celsiane Marchiore, por pouco não foram até o Centro. “Lembramos a tempo”, contou ela. O casal queria notícias sobre o cancelamento da infração cometida após terem o carro furtado.

Vinda do Xaxim, Leoni Silva foi renovar a permissão para estacionar em vaga de idoso. Foi ao lugar certo, mas esqueceu o comprovante de endereço. No entanto, não perdeu a viagem: o atendente da Setran observou que ela podia retirar o documento a poucos passos dali, no posto da Copel ou da Sanepar.

“Com intuito de melhorar ainda mais os serviços para os usuários, a Setran está informatizando seu sistema de atendimento, beneficiando a população, que em breve poderá fazer a maioria desses serviços sem sair de casa, pela internet”, ressalta a superintendente de Trânsito.

Serviço
Ruas da Cidadania onde funcionam postos da Setran:

Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado
Boa Vista – Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista
Carmo – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, praça Nossa Senhora do Carmo, terminal do Carmo
Cajuru – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, esquina com a Rua Professor Nivaldo Braga
Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha, ao lado do terminal Fazendinha
Pinheirinho – Avenida Winston Churchill, 2.033, Capão Raso, ao lado do terminal do Pinheirinho

Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (ao lado do terminal de Santa Felicidade)