Parque de Vila Velha promove caminhada noturna neste fim de semana

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, promove caminhadas noturnas nesta sexta-feira e domingo (9 e 11). Esse tipo de passeio que proporciona uma experiência diferenciada aos visitantes acontece nos períodos de Lua Cheia e de Lua Nova. 

Além da caminha noturna, também está aberto o calendário para a Trilha da Fortaleza, caminho de 16 quilômetros percorrido a pé por dentro do parque, e para o Cicloturismo, passeio feito de bicicleta e que passa por algumas atrações da Unidade de Conservação. 

O calendário foi estabelecido pelo Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, que disponibilizará guias para cada passeio, e pela Associação de Moradores do Jardim Vila Velha, que trabalha em parceria com a administração do parque.

Cada atividade tem um limite de participantes. Por isso, é necessário o agendamento prévio com a equipe de atendimento do parque, através do e-mail [email protected]

Em caso de tempo nublado ou de chuva, o passeio será cancelado e os participantes comunicados com até três horas de antecedência, via e-mail. 

“Com o tempo nublado, também não há possibilidade de contemplação dos astros e da Lua, além de deixar a trilha muito escura e escorregadia. Antes de se deslocar para o parque, é importante confirmar a realização da caminhada”, explicou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos.

PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada. Tem como gestor o Instituto Ambiental do Paraná.

Entre a fauna presente no parque, já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçada de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves, como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.