Novo Secretário de Planejamento do governo Cida tem perfil conciliador e discreto

Com mandato que segue a cartilha municipalista – e neste primeiro momento, tem privilegiado todas as regiões do Paraná, inclusive na representação –  a governadora Cida Borghetti (PP) acaba de incorporar um jovem talento da política paranaense em seu secretariado estadual. Nesta semana asssumiu o cargo de secretário de Planejamento e Coordenação Geral, o empresário Rodrigo Salvadori, 38 anos. 

A nomeação ocorreu para o cargo de Diretor Geral da pasta, mas assim que chegou a Curitiba assumiu o cargo de secretário na prática e oficialmente, de acordo com a relação de secretários publicada no Diário Oficial do Executivo. Salvadori é nome forte no cenário da comunidade dos municípios de Campo Mourão, onde reside. Seu perfil conciliador e atuação técnica o credenciaram para ocupar a pasta que faz a coordenação e planejamento entre assuntos e programas envolvendo as demais secretarias do Estado. 

Empresário no setor de medicamentos em Curitiba, após se formar em Direito em Umuarama, Salvadori deixou a capital no final de 2011 para retonar a Campo Mourão.

Na cidade, foi eleito vice-prefeito em 2012. Ocupou o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. No cargo, planejou e conseguiu a aprovação na Câmara Municipal para reformulação da legislação, atualmente em vigor do Procampo, lei municipal que prioriza a atração de empresas através incentivos para o desenvolvimento da economia de Campo Mourão.

Em 2016, foi candidato pela primeira vez na cidade. Enfrentou grupos conhecidos na política mourãoense: de um lado adeptos do ex-deputado Nelson Tureck – atualmente no Podemos – e de outro o grupo político capitaneado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS).

Devido a condenações na lei da Ficha Limpa, o grupo de Tureck não teve os votos contados nas urnas por decisão da Justiça Eleitoral. Salvadori teve 45,76% dos votos válidos, perdendo por uma diferença mínima – cerca de dois mil votos, em um colégio eleitoral de 60121 eleitores, para o atual prefeito Tauillo Tezelli (PPS)

Mesmo com a ascenção meteórica e com fortes chances de ser eleito o próximo prefeito de Campo Mourão, Salvadori voltou às suas atividades no setor rural, no gerenciamento de propriedades da família. Neste ano foi sondado para ser candidato a deputado estadual por vários partidos. Recusou todas as propostas. 

Voltou para Curitiba agora, à convite de Cida, para se integrar a proposta municipalista, que também defende. Na secretaria, nestes primeiros dias, tem se concentrado no trabalho e evitado exposição. 

O Agora Paraná manteve contatos com políticos ligados a Salvadori para traçar sua linha de trabalho. O novo secretário de Cida segue uma cartilha onde defende a eficiência na gestão pública, mantendo a austeridade fiscal, sem deixar de beneficiar a população. Defende o planejamento do Estado com visão de longo prazo, evitando mudanças bruscas a cada novo governo.

Na análise de um deputado estadual, Salvadori é "um sujeito discreto, com extrema habilidade para o trabalho em equipe. Uma grande aquisição deste governo".