Integração entre Waze e São José dos Pinhais é eficiente e já mostra resultados

Uma integração entre São José dos Pinhais e o aplicativo Waze foi feita através de um programa chamado Connected Citizens, no qual órgãos como Departamentos de Transportes, Serviços de Emergências, municípios, Departamentos de Polícia e Empresas de Transportes têm acesso a recursos avançados do aplicativo, podendo receber e enviar informações do trânsito aos usuários e, assim, minimizar o impacto negativo em vias públicas. Em funcionamento desde julho deste ano, essa integração permite que a Secretaria Municipal de Trânsito tenha acesso a uma outra fonte de dados para ajudar a melhorar o tráfego no sistema viário e já se mostra eficiente no Município, principalmente na realização de grandes eventos, como no caso do Festival  Promessas, realizado em setembro.

Através dos relatórios do aplicativo enviado pelos usuários, a SETRAN pode avaliar os pontos aonde acontecem acidentes (como frequência, datas e horários) e também avisar os usuários sobre grandes eventos, o que diminuiria o fluxo nas vias bloqueadas para a realização de determinadas ocorrências.”Essa integração é importante para que o usuário possa receber, por exemplo, informações sobre  congestionamentos, obras, interdições, grandes eventos e acidentes. É extremamente benéfico, pois essas informações são atualizadas em tempo real e sem ter de despender recursos em equipamentos de monitoramento”, explica Carlos Eduardo Toledo Faria, da Secretaria Municipal de Trânsito.

Essa integração permite aos usuários do aplicativo caminhos alternativos, diminuindo o tempo de viagem e, consequentemente, traz mais conforto e segurança a todos. “Todas essas informações já vêm sendo disponibilizadas aos usuários com o auxílio de Wazers Editors, que são editores voluntários do mapa Waze. Também é importante destacar que estando inserido na plataforma é possível aproximar com maior rapidez as necessidades da população, promovendo assim um trânsito mais humano e conectado”, explica Faria, que também faz “um agradecimento especial aos Wazers Editors Cristiano Tagliatti, Leandro, Anisio e João Paulo”, finaliza ele.