André Janones fala sobre filiação ao PT, candidatura e rebate críticas

Em entrevista exclusiva ao Jornal Agora Paraná, o advogado André Janones,  que era um dos lideres do comando nacional da greve dos caminhoneiros abriu o jogo. Janones contou um pouco de sua história e contou tudo sobre vida política. Janones gravou um vídeo em um hotel de Brasília convocando uma manifestação na Praça dos Três Poderes em Brasília para tarde desta segunda-feira (28), mas disse que não fala em nome dos caminhoneiros. Em seus vídeos Janones tem criticado a rede globo. O advogado acusa a emissora de não mostrar os dois lados da manifestação. Após vir a tona, por este Portal, que Janones foi filiado ao Partido dos Trabalhadores, o advogado e Chorão, líder dos caminhoneiros,  não estão mais dando entrevista juntos. Janones abraçou uma nova pauta convocando a população como um todo para sair as ruas. Depois da polêmica, o motorista conhecido como Chorão gravou um vídeo e disse que trouxe Janones para o movimento apenas para divulgação das decisões da categoria. Na entrevista concedida ao Agora Paraná, André Janones admite ter sido filiado ao PT entre os anos de 2003 a 2012, no entanto, de acordo com o TSE, a data de saída do seu partido foi em 2015, após a eleição da chapa Dilma-Temer. A principal pauta defendida por Janones agora é a queda do presidente. 

Ouça a entrevista exclusiva sem cortes

 

De filho de empregada doméstica à advogado

Com o fruto do trabalho de sua mãe, uma empregada doméstica, conseguiu se formar em direito. Em Minas Gerais começou a usar sua formação para ajudar pessoas que não conseguiam atendimento adequado nos hospitais da região. Por meio de liminar, conseguiu diversas cirurgias e atendimentos para pessoas que estavam entre a vida e a morte. São nove anos ajudando pessoas de dia e de noite, segundo ele.  Janones contou à reportagem que até fevereiro de 2014 era um anônimo. Quando uma jovem morreu em Ituiutaba ele cobrou os vereadores na Câmara e houve um tumulto. Este vídeo viralizou em sua cidade e a partir daí se tornou uma figura pública.

Janones está filiado ao Partido Avante

Janones admitiu que foi filiado ao PT entre os anos de 2003 e 2012, embora sua desfiliação tenha sido feita pelo partido apenas em 2015, ano que filiou-se ao PSC e foi candidato a prefeito de Ituitaba-MG. Hoje, ele é filiado ao partido Avante (70) e pode ser candidato a deputado federal por Minas Gerais. Ele disse à reportagem que no momento ele não sabe se será candidato, mas está apto para isso e respeitou os prazos de filiação ao novo partido. 

“Não sou de direita nem de esquerda”, diz Janones

Ele disse a reportagem que hoje não se considera nem de direita nem de esquerda e que seu objetivo é lutar contra um sistema corrupto. “Fundei um movimento Por amor a Ituitaba para advogar de graça, a partir daí me tornei uma pessoa pública em meados de 2014 e nesse período não tinha militância partidária nenhuma. Nesse momento aceitei o convite do PSC e fui candidato a prefeito da cidade.

O advogado que integou a liderança do manifesto dos caminhoneiros rebateu as críticas que tem recebido por supostamente ter sido oportunistae falou abertamente sobre todos os assunto polêmicos que envolvem seu nome. As críticas vieram pelas redes sociais.

Líder da manifestação dos caminhoneiros, o motorista Chorão fala sobre André Janones