Farmácia Paraná de Curitiba e região chega a 100 mil atendimentos em 2017
A unidade curitibana do programa Farmácia do Paraná está fechando o mês de maio com quase 100 mil atendimentos, desde o início do ano. Localizado no centro da capital, o serviço é responsável por distribuir medicamentos de alto custo e uso contínuo para cerca de 28 mil pessoas de Curitiba e mais 19 municípios da Região Metropolitana.
No local, o Governo do Estado oferece 232 tipos diferentes de medicamentos para o tratamento de pelo menos 80 doenças, entre elas o mal de alzheimer, parkinson, esclerose múltipla e hepatite. Há também aqueles medicamentos específicos para pessoas que foram submetidas a transplante de órgãos.
A farmácia, uma das maiores farmácias públicas do país, terá sua área física ampliada em 33%. A medida permitirá a abertura de três novos consultórios farmacêuticos e de assistência social. “O número de pessoas que buscam a rede pública para receber medicamentos vem crescendo mês a mês. Por isso, estamos tomando todas as providências necessárias para garantir mais conforto aos usuários, mesmo com esse volume maior de pacientes”, declarou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
REFORÇO – Nos últimos trinta dias, a equipe da Farmácia do Paraná também recebeu um importante reforço com a contratação de 15 novos profissionais que atuarão na Capital. A equipe da unidade central conta agora com 104 profissionais, entre farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros, administradores, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos administrativos.
Para o diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, Guilherme Graziani, todas estas ações vão impactar diretamente na qualidade da assistência ofertada à população. “São mudanças que complementam todo o processo de transformação que estamos promovendo na nossa farmácia estadual. Tudo começou com a mudança de prédio, que não oferecia o mínimo de condição para abrigar este tipo de serviço com a qualidade que a população merece”, explica.
No antigo prédio, anexo à 2ª Regional de Saúde, havia apenas 10 guichês de atendimento. O serviço funcionava em um espaço insuficiente para o tamanho da demanda. Hoje a farmácia está localizada na esquina da Rua Marechal Floriano Peixoto com a Rua Marechal Deodoro e conta com 24 guichês de atendimento ao público e cinco consultórios para atendimento individualizado.