VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Pinhais

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizou a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que teve como tema "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas". A iniciativa foi promovida na sede da Secretaria de Educação de Pinhais, localizada no bairro Weissópolis.

 

Para a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, é preciso acompanhar o envelhecimento das pessoas e todos os processos que o acompanham. "O poder público precisa se organizar para conseguir atender a população que gradualmente está envelhecendo. Em breve, teremos mais idosos que crianças, por isso é muito importante que tenhamos políticas públicas voltadas a este assunto. É desafiador e precisamos preparar as famílias também para este processo", ressalta.

 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, é primordial que políticas públicas voltadas aos idosos sejam sempre colocadas em debate. "Fico feliz em ver este auditório lotado, a participação da comunidade é essencial para que consigamos realizar o nosso trabalho. Agradeço também aos servidores que fazem a defesa dos direitos relacionados à política de assistência social. Todas as pessoas precisam ser respeitadas e com os idosos não pode ser diferente", afirma.

 

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, o presidente do CMDPI, José Vaslanv Viana de Oliveira; a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, a secretária de Educação, Andrea Franceschini; o coordenador executivo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima.

 

Durante o encontro, foram eleitos os representantes da sociedade civil para compor o CMDPI na gestão 2019-2021: Lar Adelaide Weiss Scarpa; Pastoral da Pessoa Idosa; Associação Nacional de Gerontologia; Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Nossa Senhora da Saúde; APAE/Pinhais.

 

Também houve a apresentação de eixos e grupos de trabalho e a indicação de representantes que participarão da Conferência Estadual da Pessoa Idosa, conforme determinação do Conselho Estadual, sendo um delegado governamental e dois delegados não governamentais, titulares e seus respectivos suplentes. Foram indicados:

 

Delegados governamentais – titular: Caroline Veiga de Paula de Oliveira e suplente: Riceli Tomaz de Souza Padilha.

 

Delegados Não Governamentais – titulares: Lauro Raclistiski e Joseli dos Santos Dias e suplentes: José Vaslanv Viana de Oliveira e Maria Leda Alves.