Tipo de teste para detectar o novo Coronavírus pode variar conforme situação e objetivo

Entender os diferentes tipos de teste para detectar o novo Coronavírus (Covid-19) ajuda a compreender os números registrados oficialmente sobre a doença, como o caso de novos resultados positivos e, ao mesmo tempo, o registro dessas pessoas como ‘recuperadas’. Em Araucária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realiza dois tipos de testes para diagnóstico da Covid-19: o teste molecular (RT-PCR) e o teste sorológico (teste rápido one-step). Cada um deles tem público-alvo e objetivos específicos.

O teste molecular (RT-PCR) é considerado a referência no diagnóstico da Covid-19 e a confirmação é obtida por meio da detecção do RNA (ácido ribonucleico) do Coronavírus na amostra analisada. Este é o tipo de teste que vem ocorrendo nos pacientes que apresentam sintomas de síndrome gripal aguda grave para verificar se há presença do novo Coronavírus. Este tipo de teste precisa de uma estrutura laboratorial (como o Lacen) e de equipe técnica qualificada para sua realização.

Já o teste sorológico verifica se há um ‘histórico’ (resposta imunológica) no corpo em relação ao Covid-19. Ele ocorre com a detecção de anticorpos em pessoas que foram expostas ao Coronavírus. Este exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente e seu uso na população geral, por amostragem, pode ser útil para fins epidemiológicos com o objetivo de determinar a proporção de casos de Coronavírus existentes em uma região ou município, por exemplo.

Além disso, o teste sorológico é utilizado para verificar a situação de pacientes com alta suspeita clínica para Covid-19, mas com resultado do teste molecular negativo ou que não passaram por teste molecular na época em que estavam com sintomas.

O Ministério da Saúde disponibilizou testes sorológicos para Araucária com o objetivo de atender a algumas categorias de pessoas que apresentaram sintomas com quadro de síndrome gripal leve. É o caso de profissionais de serviços de saúde e segurança pública em atividade; pessoa com sintomas leves que mora com profissional de saúde ou de segurança pública em atividade; e também em situações de investigação epidemiológica, para identificar possíveis pessoas fontes de transmissão.

Para que o teste sorológico tenha maior sensibilidade, há recomendação de que seja realizado com, no mínimo, 10 dias após o início dos sintomas. O resultado positivo deste tipo de teste indica a presença de anticorpos contra o Coronavírus, o que significa que houve exposição ao vírus, não sendo possível definir apenas pelo resultado do teste se há ou não infecção ativa no momento da testagem.

NOVO CASO E JÁ RECUPERADO?

Pacientes que forem testados pelo método sorológico e que no momento da coleta do sangue não apresentem mais sintomas e que já tenham se passado mais de 14 dias do início dos sintomas são considerados recuperados. Por isso, há situações em que os municípios estão registrando em seus boletins casos confirmados de Covid-19 e, ao mesmo tempo, indicando como pacientes já recuperados.