Será lançado edital de licitação para a construção Parque Linear do Rio Palmital
A Prefeita Beti Pavin, acompanhada dos Secretários de Governo Gilberto Pavin e de Desenvolvimento Urbano e Habitação Tania Tosin, vistoriou na tarde da última segunda-feira, 27, o local onde será construído o Parque Linear do Rio Palmital, no bairro Guaraituba – um dos maiores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ao total, serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão, em uma área de 3,5 quilômetros de extensão – entre a Estrada da Ribeira até a BR-116.
O projeto está em fase de conclusão e no mês de setembro será lançado o edital de licitação para início das obras. “Com certeza é uma grande conquista para Colombo, principalmente, para a região do Guaraituba, onde há uma densidade populacional alta e que ainda não possui uma área de lazer”, disse a Prefeita de Colombo Beti Pavin.
O Parque Linear do Rio Palmital contará com ciclovia, vias de pedestres para caminhada, lagoa, estacionamento, praças com mobiliários urbanos, pista de skate, quadra de vôlei e futebol, playground e passarela de ligação aos pontos do Parque.
“O projeto está sendo finalizado e nas próximas semanas será aberto o edital de licitação para a contratação de uma empresa especializada, pois trata-se de uma Área de Preservação Permanente (APP). Estamos fazendo os últimos ajustes necessários para logo darmos início a construção do Parque”, ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação Tania Tosin.
A área, que é protegida por lei, será revitalizada o que contribuirá também para solucionar os pontos de enchentes, além de proteger o leito do Rio Palmital, que nasce no município de Colombo e deságua no Rio Iraí. “Trabalhos intensos de limpeza e desassoreamento do Rio será realizado no local. Haverá a arborização com plantas nativas nas APP para garantir a preservação ambiental”, ressaltou Tânia.
A inclusão da obra foi feita a partir da proposição da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei do Executivo nº 3/2016, que inseriu o projeto no Plano Plurianual – 2014 a 2017 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e da Emenda Aditiva ao Projeto de Lei do Executivo nº4/2016, que garantiu o valor de R$ 1,5 milhão para a obra no orçamento do próximo ano, ambas criadas pela Comissão de Economia Finanças e Orçamento do Legislativo.
“É uma demanda antiga em nosso município e está próxima a ser concretizada. Na gestão anterior (2001 -2004), a prefeita deixou o projeto pronto, porém não foi levado adiante pela gestão seguinte. Em breve, o projeto do Parque sairá do papel para melhorar a qualidade de vida dos colombenses”, enfatizou o Secretário de Governo Gilberto Pavin.
Vale lembrar que o Parque será construído em um Área de Preservação Permanente e segundo o Secretário de Meio Ambiente Evandro Busato, além de se tornar um espaço de lazer para a população também será um manancial de abastecimento. “Após a revitalização será possível proporcionar opções de lazer em meio a natureza, passeios ao ar livre e contribuir com a preservação do Rio Palmital – conscientizando os cidadãos sobre a importância da conservação ambiental”, destacou Busato.