Semana de Mobilização Contra a Dengue

Durante esta semana (2 a 7 de dezembro), a Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande, igualmente os demais municípios do Paraná, está em movimento de articulação de ações de combate ao mosquito aedes aegypti com intensificação do monitoramento e ações de orientação à população.
A iniciativa se deu pelo departamento de Vigilância em Saúde, considerando a chegada das temperaturas mais altas e dos períodos de chuva mais intensa, o que aumenta a preocupação com a reprodução do mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya .
Segundo a secretária de Saúde Irani dos Santos, o monitoramento é permanente no município para impedir a infestação pelo Aedes, evitando epidemias no município.
“A semana de combate” é apenas uma mobilização simbólica no intuito de chamar a atenção da população, lembrando que o combate ao mosquito causador dessas doenças, depende do comprometimento de toda a população durante todo o ano”, afirma a secretária.

NÚMEROS

Dados parciais divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde apontam que, de 331 municípios do Paraná, 140 (35%) apresentam nível satisfatório de infestação pelo mosquito, 141 (35,5%) estão em alerta e 48 (12%) municípios estão em nível de risco. Fazenda Rio Grande até o momento está livre de focos do aedes. A região Noroeste é a que apresenta os maiores números, com 64 municípios em alerta e 26 em risco de epidemia devido ao elevado índice de infestação do mosquito.
A coordenadora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia, explica que, a chegada do verão influencia no surgimento dos mosquitos. “Até o momento, não temos em Fazenda Rio Grande, focos do aedes, mas precisamos ficar atentos e evitar pontos de criadouros para a sua procriação. O trabalho de monitoramento permanente e a orientação à população é primordial para mantermos o município livre da dengue e das demais doenças que podem causar sérias complicações à saúde” explicou.