Saúde e Assistência Social levam mais informações para os jovens
As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social lançam nesta terça-feira (21), o Projeto Adolescentes Promotores de Saúde. Esse projeto foi desenvolvido para responder à necessidade do desenvolvimento de ações de promoção da saúde para os adolescentes, fomento ao protagonismo e a ampliação da liderança juvenil nos territórios, na perspectiva da educação entre pares.
Os adolescentes que foram selecionados participarão de oficinas sobre temas relacionados à promoção da saúde e nas atividades práticas serão multiplicadores das informações na comunidade.
Foram realizados quatro encontros no Hospital com os pais para as orientações necessárias.
Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Marcilene de Paula, o objetivo é incrementar essas ações. “Esperamos com este Projeto incrementar as ações de promoção de Saúde para esse público e mobilizar os adolescentes para o desenvolvimento de habilidades pessoais e de seus pares para o autocuidado”, comentou.
Além disso, a ampliação da informação sobre a área também está no foco. “E também disseminando informações na comunidade e entre as famílias envolvidas no Projeto porque acreditamos que a educação é uma das mais importantes alternativas para promover saúde”, completou.
Os adolescentes serão instrumentalizados sobre: Técnicas de Foto e Vídeo – a fotografia como instrumento de mobilização social – Direitos Humanos e Cidadania; Políticas Públicas e Controle Social; Combate ao Preconceito em todas as suas formas; Gênero e Sexualidade; Cultura de Paz e Não Violência; Cuidados com o Corpo e Práticas Saudáveis, entre outros temas.
O lançamento oficial será no dia 21 de maio, às 9:00 horas, na Escola Técnica Erotides Ângelo Nichele (ao lado do Jockey Club). Haverá também uma palestra com o médico Luiz Felipe Bruschi com o tema “Saúde e Sexualidade na Adolescência”.