Saúde apresenta avanços importantes na Conferência Municipal
Na última sexta feira (22), a Secretaria e o Conselho de Saúde promoveram a 11ª Conferência Municipal de Saúde, no Clube Sete de Setembro com a participação de centenas de representantes dos usuários, da gestão, conselheiros e trabalhadores da área. O vice-prefeito Joacir Gonsalves representou o prefeito Paulo Furiati e destacou a prioridade da atual administração na saúde e no bem-estar social da população.
O Secretário da pasta Rui Wiedmer detalhou o conjunto de ações que mostram importantes avanços em todos os setores da saúde pública. "Em 2017 investimos 30,02% do orçamento municipal na saúde e em 2018, 25,14%, bem acima dos 15% recomendados pelo Ministério da Saúde. O número de consultas oferecidas em 2018 foi de 108.659 na atenção básica incluindo as UBSs e a UPA. Hoje estamos com nove equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF – que dão uma cobertura de 77% da população do município" destacou.
Outras medidas que foram adotadas contribuíram para esse balanço positivo como a ampliação do atendimento até as 21:00 horas nas UBSs da Cohapar, Vila São José e Central e a contratação de mais médicos na UPA.
Em relação a mortalidade infantil, com menos de um ano, foram sete óbitos em 2016, quatro em 2017 e apenas um em 2018 mostram a evolução nos cuidados com o pré-natal, parto, puerpério, planejamento familiar e atendimento à criança.
Programas como Hiperdia, assistência odontológica descentralizada, saúde na escola, a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, o combate ao tabagismo e os cuidados com a saúde mental com maior oferta de atendimento e medicamentos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS também foram enaltecidos pelo Secretário.
A Clínica de Terapias Especializadas com atendimento de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e as consultas com profissionais de oftalmologia, ortopedia, neurologia com médicos credenciados além do cardiologista DR. Rodrigo Jardim na UBS Central, zerando a fila de espera para a especialidade.
Rui citou também a assistência farmacêutica com o aumento substancial de medicamentos bem como as ações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador. A maior oferta de leites especiais para dietas específicas tidas como prioridades na assistência social da pasta.
Infraestrutura:
Além dos avanços importantes na área da saúde, a Secretaria realiza também obras e investimentos na infraestrutura do sistema, com destaque para a fase final da construção da nova UBS do Mato Preto e a ampliação da Cohapar. Terá início também as obras da nova UBS Central, na Rua Otávio José Kuss e do CAIC.
Conferencia Municipal de Saúde:
Na conferencia foram realizadas diversas atividades voltadas ao aprimoramento do sistema, planejando ações para os próximos quatro anos. Os resultados serão apresentados na Conferencia Estadual e Nacional, com a representatividade de delegados eleitos durante a conferência.
Palestras:
Abrilhantaram a conferencia as palestrantes Dra. Doriana Pietczak, Drabecki -Promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná e Sra. Yumie Murakami, Farmacêutica, Especialista em Saúde do Trabalhador que abordou o tema Alimentação e Agrotóxicos.