Sacolão Verde: troca de recicláveis por hortifrutis terá início em fevereiro
O Programa Sacolão Verde, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, tem como objetivo incentivar e promover a conscientização ambiental por meio da reciclagem. A Prefeitura da Cidade inicia a partir do dia 1 de fevereiro, no bairro São Marcos, as primeiras coletas do Programa e, no dia 2 de fevereiro, as primeiras entregas das sacolas com produtos da agricultura familiar.
O Sacolão Verde consiste na troca de 15 quilos de lixo reciclável por fichas que podem ser trocadas por uma sacola de, no mínimo, seis quilos de hortaliças vindas diretamente de produtores rurais de São José dos Pinhais. Todos os munícipes podem participar, sendo o limite de duas fichas (sacolas) por família. Serão aceitos para a troca papéis, plásticos, metais e vidros. O Programa contribui para a diminuição do volume de materiais recicláveis não separados do orgânico e que acabava tendo o mesmo destino do lixo comum.
Os produtos para ser trocados variam de acordo com a época do ano. De um modo geral, entre as verduras, legumes, temperos e raízes estão alface; rúcula; acelga; beterraba; repolho; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abóbora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan.