Projeto Adolescentes Promotores de Saúde transforma jovens em multiplicadores da Saúde
Foi lançado na terça-feira (21), na Escola Técnica Erotides Ângelo Nichele, o Projeto Adolescentes Promotores de Saúde, que contará com as coordenações das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social.
Desenvolvido para responder à necessidade do desenvolvimento de ações de promoção da saúde para os adolescentes, o projeto conta com 42 jovens de 12 a 18 anos selecionados para participarem, dos próximos dois anos, de oficinas e cursos relativos à saúde.
O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância do projeto, que vai ao encontro de um dos objetivos da gestão, que é ampliar ações públicas voltadas aos jovens e adolescentes.
“Temos mais de 20 mil jovens que com certeza confiarão no trabalho que estará sendo realizado por vocês, eles confiarão quando falarem e mostrarem os conhecimentos de saúde adquiridos durante o projeto”, comentou.
Os jovens funcionarão como multiplicadores. Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher e do Adolescente, Marcilene de Paula, o projeto teve uma grande aceitação. “Muitos jovens tentaram participar, houve um grande interesse pelo projeto e acreditamos que nosso objetivo será alcançado”, avaliou.
No total, cerca de 300 municípios se inscreveram, porém, poucos foram selecionados. “Isso mostra que estamos no caminho certo, estamos atuando de forma positiva apoiando projetos que valorizam crianças e adolescentes, promovendo a cidadania”, disse o secretário de Saúde, Assistência Social e Chefe de Gabinete, José Roberto Zanchi.
O jovem Thiago Cháves foi selecionado e está com uma grande expectativa. “Mostrei interesse, pois é uma grande oportunidade que temos para ganhar conhecimento e poder, em seguida, distribuir isso, ajudar pessoas, principalmente”, avaliou.
Os adolescentes serão instrumentalizados sobre: Técnicas de Foto e Vídeo – a fotografia como instrumento de mobilização social – Direitos Humanos e Cidadania; Políticas Públicas e Controle Social; Combate ao Preconceito em todas as suas formas; Gênero e Sexualidade; Cultura de Paz e Não Violência; Cuidados com o Corpo e Práticas Saudáveis, entre outros temas. O projrto conta com o apoio do Programa Itaú Social.
Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Simone Cristina, secretários de Esporte, Bruno Assis, de Cultura, Diego Gouveia, além da comandante da Guarda Municipal, Ilda Soares, do vereador Dudu Santos.
Pela manhã,o médico Luiz Felipe Bruschi ministrou a palestra “Saúde e Sexualidade na Adolescência”.