Procon SJP dá dicas para aproveitar as compras de Páscoa sem prejuízos

Com tantas opções disponíveis no mercado, os chocolates típicos de Páscoa encantam adultos e crianças. São diferentes valores, pesos, sabores e brindes. O Procon de São José dos Pinhais reforça as orientações aos consumidores quanto aos cuidados na hora de comprar ovos de chocolate e outros produtos típicos da Páscoa, que já encheram as prateleiras do comércio.

O órgão alerta que, em datas comemorativas como a Páscoa, é comum que o comportamento do consumidor se torne mais impulsivo, o que pode fazer com que muitos deixem de lado cuidados essenciais, como pesquisar preços, conferir as informações nas embalagens e verificar a data de validade dos produtos.

Nos ovos de chocolate que acompanham brinquedos como brinde, é fundamental verificar a faixa etária indicada e os avisos de segurança. Nestes casos, é obrigatória a seguinte frase em sua embalagem: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Os brinquedos devem ter o selo do Inmetro na embalagem, indicando o fabricante ou importador, instruções de uso e eventuais riscos à saúde da criança.

Pesquise em algumas lojas antes de comprar e faça uma comparação de preços, pois pode haver diferença de até 200% de um fornecedor para outro. Nas compras pela internet, leve em consideração o valor da entrega. Cancelamentos podem ser feitos em até sete dias após o recebimento do produto. Também é importante verificar e comparar o peso e o preço entre as diferentes marcas. Lembre-se que chocolates e ovos com personagens costumam ser mais caros.

Se a intenção é economizar, considere substituir o tradicional ovo de Páscoa por outros produtos. Fabricar o próprio ovo de chocolate também é uma boa opção nesta época. E por último, não compre produtos vencidos ou sem data de validade.

Por mais que a tendência seja que o preço aumente ano a ano, o consumidor não deve deixar de lado essas regras básicas na hora que decide ir às compras.

O Procon SJP também realiza fiscalizações junto ao comércio garantindo que fornecedores cumpram as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). A população pode realizar denúncias por meio do Whatsapp do Procon pelo número (41) 3283-6160 ou pelo e-mail [email protected]. O Procon municipal atende na Rua Manoel Ribeiro de Campos, nº 595 – Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *