Procon Araucária orienta sobre cuidados nas compras de fim de ano

O tempo de festas se aproxima e, por isso, o Procon Araucária orienta os consumidores a redobrarem os cuidados durante as compras visando evitar problemas. Uma boa pesquisa de preços e também sobre a reputação do estabelecimento comercial pode ser determinante para se fazer um bom negócio. O Procon Araucária está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

A principal orientação é vigiar a evolução do preço do produto interessado. É comum que o preço seja elevado antes da promoção para depois parecer que teve um grande desconto. Há sites que comparam preços e podem ajudar o consumidor nesta pesquisa.

Para compras via internet é importante se certificar de que o site da compra é realmente o do estabelecimento. Golpistas se aproveitam do período para coletar dados (incluindo senhas) e conseguir dinheiro por meio de páginas falsas muito parecidas com as reais. Por isso, é importante desconfiar daquela “promoção imperdível” que aparece em publicações de redes sociais; conferir bem se é real. O barato pode sair caro. Tirar “print” da página da compra é uma precaução caso seja necessário questionar depois. O print também pode ajudar nos casos em que a empresa não cumprir o prazo de entrega do produto.

Direito ao arrependimento – O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que “o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”. As comprar via internet também estão incluídas neste direito. O CDC (art. 26) prevê o direito a reclamar de danos e defeito de fabricação no prazo de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis; o prazo começa a contar “a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços”.

Venda casada – O consumidor também não deve aceitar a chamada “venda casada” que, segundo o art. 39 do CDC, “trata-se de condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço”. A venda casada também ocorre quando, sem justa causa, a venda está condicionada à quantidade do produto.

A forma de pagamento também é importante para definir o grau de segurança da compra para o consumidor. O Procon Araucária explica que a compra via cartão de crédito é mais segura porque é mais fácil para realizar o estorno (retomar o valor pago em caso de problema). No caso de pagamento via boleto pode ser mais difícil recuperar o dinheiro pago.

Consumidor – O site consumidor.gov.br é uma ferramenta muito útil para o consumidor saber mais sobre as empresas e registrar reclamações. O serviço público voltado para solução alternativa de conflitos de consumo via internet possui dados como o histórico de reclamações registradas, índice de solução e satisfação dos clientes. É importante ressaltar que este site não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor.

Para garantir seus direitos é fundamental que o consumidor exija e guarde a nota fiscal do produto ou serviço contratado. Inaugurado no início deste ano, o Procon Araucária está situado à Rodovia do Xisto, nº 5815, Sabiá, e atende das 8h às 14 horas. Mais informações: 0800-643 2834.