Prefeitura de São José dos Pinhais realiza encerramento do curso de Doces e Salgados
Na tarde desta sexta-feira (10), o Centro de Qualificação e Capacitação de São José dos Pinhais realizou o encerramento do curso Doces e Salgados para Festas Infantis. Com duração de 15 horas, o curso ensinou técnicas e procedimentos para as participantes colocarem em prática no dia a dia. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de geração de renda.
“Sempre fiz doces e salgados para vender, mas essa é a primeira vez em que eu participo de um curso para me especializar. Aprender com uma professora me trouxe muita técnica e experiência, além de receitas novas. Foi uma vivência muito legal” conta uma das alunas do curso, Maria Eduarda.
Para Franciele Martendal, outra aluna, o curso foi uma ótima forma de aprendizado para abrir portas para o empreendedorismo. “Eu aprendi a produzir as comidas da maneira correta, utilizando várias técnicas. Pretendo produzir os doces e salgados para comercializar, além de fazer para o consumo próprio e festas familiares” destaca.
De acordo com a professora do Senac, Carla Aparecida Thauny de Souza, o curso foi bem dinâmico, com algumas aulas teóricas e práticas, e só foi possível graças ao comprometimento das participantes, que demonstraram habilidades crescentes ao longo das aulas.
“Durante o curso, as participantes mergulharam nos fundamentos básicos do preparo de doces e salgados para festas infantis. Elas aprenderam técnicas sobre o preparo de brigadeiro, dois amores, coxinha; desde o processo de preparação da massa até o recheio e o momento certo do óleo para fritura, entre outros procedimentos. As participantes tiveram um desempenho positivo e estão de parabéns”, enfatiza a instrutora.
Capacitações profissionais em São José dos Pinhais
Entre 2021 e abril de 2024, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) ofertou 217 cursos, capacitando mais de cinco mil alunos. A coordenadora do Centro de Qualificação e Capacitação, Cassia Ramos, destaca que o centro oferece cursos para todas as idades e oportuniza aos cidadãos uma forma de geração de renda.
“Temos cursos para pessoas a partir de 14 anos. Pensamos sempre em capacitar os cidadãos para o mercado de trabalho. Temos alguns cursos curtos para mães que precisam ficar com os filhos e ganhar dinheiro. Oferecemos cursos para os interessados em atuar na área de auxiliar de produção. Ficamos felizes em fazer a diferença na vida das pessoas” completa Cássia.