Prefeito Marcio Wozniack participa do lançamento do novo decreto estadual para combater o Covid-19
Na tarde da última sexta-feira (19) o prefeito de Fazenda Rio Grande Marcio Wozniack participou no Palácio Iguaçu de uma coletiva junto do governador do Paraná Ratinho Júnior sobre dois decretos que determinam novas medidas de combate ao avanço da Covid-19 em Curitiba e região metropolitana.
O decreto foi uma solicitação de demandas apresentadas ao governador Ratinho Júnior após a criação do Fórum Metropolitano realizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) que reúne os prefeitos das 29 cidades da grande Curitiba e que tem como presidente o prefeito da Fazenda Rio Grande Marcio Wozniack.
O decreto que envolve Curitiba e região tem, segundo o prefeito Marcio Wozniack, a “intenção neste momento é termos um único regramento para todas as cidades da RMC para vencer o coronavírus”, afirmou o prefeito. O prefeito e o governador destacaram ainda que a importância do decreto assinado nesta tarde é em escalonar os horários de ônibus e comércio, evitando assim aglomeração no sistema de transporte coletivo metropolitano.
Confira as restrições constadas no decreto:
- Limitação no horário de funcionamento de comércio em geral das 10 às 16h;
- Shoppings só poderão abrir de segunda à sexta no horário das 12 às 20h;
- Restrição da venda de bebidas alcoólicas após às 22h;
- Proibição do consumo de bebidas alcoólicas em local público, principalmente em postos de conveniência.
Cada cidade irá estabelecer critérios de fiscalização e penalidades em caso de descumprimento das medidas, mas o governador Ratinho Júnior destacou que dentre elas “podem ser aplicadas desde multas até cassação de alvará ou inscrição estadual”, afirmou Ratinho Júnior. A fiscalização fica a cargo da Polícia Militar e da Guarda Municipal de cada cidade. O presente decreto tem duração prevista de 14 dias sendo revisto após atualizações dos casos de Covid-19 na região.