Música para Todos movimenta Almirante Tamandaré

Foram dois dias inesquecíveis para a população de Almirante Tamandaré. O Projeto Dança e Música para Todos, do Teatro Guaíra, presentou alunos da rede pública municipal e população em geral com música clássica e erudita tocada pela Orquestra Sinfônica do Paraná. Na primeira apresentação, estudantes puderam assistir ao conto musical para crianças “Pedro e o Lobo”, do russo Sergei Prokofiev. A regência foi do maestro Alexandre Brasolim, com a participação da soprano Karolyne Liesenberg e narração de Helena de Jorge Portela. Além das crianças, funcionários e professores das escolas também assistiram a apresentação.

Outra apresentação ocorreu no dia seguinte, com plateia lotada novamente. A Orquestra Sinfônica apresentou três obras: As Hébridas (A Gruta de Fingal): abertura em si menor, Op. 26, de Félix Mendelssohn, escrita em 1829, durante uma viagem que do compositor fez pela Escócia. A composição é uma alusão ao local da gruta basáltica da ilha de Staffa, invadida pelas ondas do mar; Bachianas brasileiras n°5, de Heitor Villa-Lobos, interpretada pela cantora lírica Karolyne Liesenberg; e a Sinfonia n°5 (1° Movimento), de Ludwig Van Beethoven, uma das obras mais conhecidas do compositor.

Para o prefeito Gerson Colodel, um dos grandes incentivadores do espetáculo (que teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Ação e Desenvolvimento Social), este é a primeira apresentação de música clássica na cidade. No entanto, muitas outras deverão ocorrer. “Temos projetos culturais importantes para Almirante Tamandaré. Já trouxemos peça teatral, agora um espetáculo de música clássica. Em pouco tempo, veremos excelentes produções culturais em nossa cidade”, pontuou o prefeito.