Mais de 102 mil casos no Paraná! Que tal uma faxina em casa para evitar o mosquito da dengue?

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, de agosto de 2019 até agora, o Paraná registrou mais de 102 mil casos de dengue e 78 mortes, 09 delas nesta semana. Apesar da tendência de dias mais frios a partir de agora, é bom lembrar que se trata de uma ameaça bem próxima de todos. A equipe de Saúde de Araucária tem encontrado larvas do Aedes aegypti quase toda semana em armadilha na região do Thomaz Coelho. E se tem larvas é porque há mosquito circulando na área.

O Aedes aegypti infectado é transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. quando há resultado positivo para larvas do mosquito na região, os agentes de combate a endemias intensificam o trabalho de visita a casas, empresas e outros espaços para verificar e orientar sobre medidas para evitar focos. Os moradores são convidados a, neste momento de isolamento em casa devido ao novo Coronavírus, realizar uma faxina na residência e no quintal a fim de reduzir a chance de locais que possam ser focos de mosquito.

Araucária possui mais de 40 armadilhas espalhadas pela área urbana. As armadilhas são uma importante estratégia para verificar a presença do mosquito na região. Os agentes recolhem ovos de mosquito, que, seguindo o protocolo, são colocados para eclodir e as larvas são avaliadas para saber de que espécie se trata.

COLETA AGENDADA

A Prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de materiais volumosos (exceto material de construção) para apoiar os moradores a dar o destino correto. Materiais como móveis, galhos, geladeira, pneus e outros itens podem ser coletados mediante agendamento no telefone (41)3614-7481.

Em caso de suspeita de foco de mosquito em casas ou terrenos, os moradores podem encaminhar informações à Prefeitura (para fiscalização) por meio da Ouvidoria da Saúde: 0800-6437744 ou [email protected]