Dia do Agricultor é comemorado em São José dos Pinhais; município é um dos maiores produtores de hortaliças do Estado
Clac e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do município prestam homenagem aos produtores com série de atividades e palestras. Nesta sexta-feira (26/julho) a Prefeitura inaugura às 14h no Campo Largo da Roseira (Avenida Norte, nº 120) a ‘Agroindústria Municipal Prefeito João Ferreira Neto’.
Criado em julho de 1960 através do decreto de Lei nº 48.630, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1860), o ‘Dia do Agricultor’ lembrado todos os anos em 28 de julho – próximo domingo – será comemorado em São José dos Pinhais com programação especial.
Na manhã da última quinta-feira (25/julho) a Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura – Semag, em parceria com a cooperativa de produtores rurais do município – Clac, realizaram a abertura oficial do evento que inclui, durante dois dias, palestras que abordam a ‘Nutrição de Equinos’, a ‘Poda de Frutíferas’ – com palestrante da EMATER – além da ‘Produção de Silagem de Alta Qualidade’ que acontece nesta sexta-feira (26) às 10h na sede da Clac de São José dos Pinhais (Rua Colombo, nº 1975 – Centro).
“Historicamente o município se desenvolveu com base na agricultura familiar”, destacou o prefeito Toninho Fenelon que compareceu ao evento. “Imigrantes de várias partes do mundo fundaram colônias na área rural da cidade, trouxeram culturas típicas de outros países e fizeram o cultivo da terra e de frutas e verduras; somos hoje um dos maiores produtores de hortaliças do Estado; 80% da extensão territorial de São José dos Pinhais está localizada na área rural”, frisou o prefeito que agradeceu especialmente a todas às famílias envolvidas com a agricultura familiar.
Agricultores, funcionários, membros do Sindicato Rural, fornecedores, colaboradores além de autoridades políticas, religiosas e convidados também estiveram presentes no evento.
Para o secretário da Semag – Osmar Foggiatto – “a agricultura familiar desenvolve um papel de muita importância econômica para o município, para o Estado e também para o país levando alimentos para a mesa das famílias brasileiras e de outras localidades do mundo”.