Com crianças fora das escolas por causa da pandemia, chances de casos de abusos sem denúncias aumentam
Por conta do isolamento social, medida adotada para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (COVID – 19), o Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul, este ano chama a atenção para a campanha do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” de uma forma diferente.
É que até então, justamente no ambiente escolar que episódios de violação aos direitos das crianças e adolescentes eram na maioria das vezes identificados. “As crianças, na escola, têm socorro. As professoras percebem marcas no corpo, mudanças de comportamento e até mesmo colhem informações que levam a ação do Conselho Tutelar”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Família e Cultura, Fabiana Zanetti.
Tal percepção vai ao encontro do que acredita Marcia Pavelik Hathy, presidente do Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul. Segundo ela “é preciso cultivar o hábito de denunciar qualquer situação suspeita de violação aos direitos das crianças e adolescentes”.
Os membros do Conselho Tutelar Raphael Coimbra, Ana Paula Dalagrana, Ketlen Caroline e Lucimari Casanova ressaltam o quão importante é que todos estejam atentos ao comportamento das crianças. “Muitas vezes, até mesmo sem querer, a sociedade é omissa. Isso acontece, por exemplo, quando ouvimos com muita frequência o filho de um vizinho chorando, mas não nos importamos, talvez por pensarmos que não é problema nosso. Pode ser que justamente ali haja um caso de agressão recorrente e é aí onde faz todo sentido o papel do Conselho Tutelar”, lembram os membros titulares do Conselho.
Este ano, a unificação das ações denominada “Fique em Casa e Faça Bonito”, serve para lembrar que, apesar dos protocolos de saúde adotados por autoridades sanitárias, diante da pandemia, mesmo com o isolamento e distanciamento social, a luta em prol das causas que envolvem a proteção às crianças e aos adolescentes é de toda a sociedade.
O objetivo da ação promovida pelo Conselho Tutelar é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de e chamar a atenção para que as pessoas denunciem qualquer situação suspeita diante da vulnerabilidade de menores de idade.
DENUNCIE
Informações e denúncias sobre violações de direitos de crianças e adolescentes, podem ser realizadas por telefone fixo: 3676-8091, celular (plantão): 9 9192-5552 e o serviço “Disque 100”, também via telefone. Toda e qualquer denúncia pode ser realizada anonimamente. O importante é não deixar de ser realizada. O Conselho Tutelar de Campina Grande do Sul está em novo endereço: rua Coronel Monteiro, nº 335, na Sede do município.
FAÇA BONITO
A Campanha “Faça Bonito”, do dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.