Com apoio do Estado, 144 famílias conquistam imóvel próprio em Araucária
A Cohapar entregou nesta quarta-feira (22) as chaves dos 144 apartamentos do Residencial Porto Iguaçu, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. Através do Programa Casa Fácil, o Governo do Estado aplicou mais de R$ 1,5 milhão para garantir que 101 famílias recebessem subsídio para ajudar no custeio do valor de entrada das moradias.
A obra é fruto do trabalho conjunto entre Cohapar, Caixa Econômica Federal e Construtora Rottas e teve um investimento de R$ 25,8 milhões.
O aporte de recursos pelo Casa Fácil foi concedido ao público com renda familiar de até quatro salários mínimos e que se enquadrasse aos demais critérios estabelecidos pelo programa. Além desse benefício, os novos mutuários puderam acessar descontos variáveis pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida, e ainda utilizar o saldo do FGTS para abatimento do saldo devedor.
O empreendimento possui imóveis com tamanhos entre 39 m² a 50,24 m² e os valores de comercialização variam conforme o padrão escolhido. As unidades são financiadas pela Caixa em até 360 meses, com taxa de juros reduzida e prestações mais em conta que o preço do aluguel praticado no mercado.
As áreas comuns incluem salão de festas, quiosques com churrasqueira, quadra de areia, praça de convivência, playground e carwash (espaço para lavar veículos). O residencial conta ainda com boa localização e infraestrutura já consolidada na região, próximo a comércios, mercados, escolas e outros estabelecimentos.
Depois de anos pagando aluguel, o supervisor de logística Thiago Aparecido Damirco, 35 anos, falou da alegria de finalmente ter um lar para chamar de seu. “É uma felicidade, estamos ansiosos para mudar. Muito tempo pagando aluguel e agora vamos pagar o que é nosso. Esse subsídio foi muito importante, reduziu bastante o que precisava dar de entrada. Agora é a nossa casa”, disse.
Para o personal trainer Alexandre de Souza Ris, 27 anos, e a esposa Bianca Matos de Lima Ris, 22 anos, casados desde janeiro, o sentimento é de gratidão pela conquista. “O subsídio impactou muito, ajudou a gente a realizar um sonho. Através da Cohapar, conseguimos dar a entrada e as prestações ficaram mais acessíveis. Parece que Deus colocou a mão e disse: é de vocês”.
A assistente de faturamento Jhenefer Rocha Cvendrych, 39 anos, não conteve as lágrimas de emoção no momento de receber as chaves do apartamento junto com o filho Caique, 16 anos. “O auxílio do Estado foi decisivo no processo de compra e sem isso não teria sido possível a realização desse grande sonho”.