Campanha de vacinação contra o sarampo
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha é voltada para crianças, jovens e adultos dos 5 aos 59 anos e começará dia 10 de fevereiro.
A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto. A faixa etária de 20 a 29 anos, receberá um reforço extra, mesmo que estiver com o esquema vacinal completo. O Dia D, que ocorre no sábado está agendado para 15 de fevereiro.
Esta campanha de vacinação é a sequência das outras duas mobilizações realizadas em 2019, que tiveram como público-alvo crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Essas eram na época (e continuam sendo, conforme a Secretaria Estadual de Saúde) as idades com mais casos confirmados.
A pasta alerta que qualquer pessoa acima dos 6 meses até 49 anos pode tomar a vacina de rotina contra o sarampo (tríplice viral) – se já não tiver feito – na sua Unidade Básica de Saúde em qualquer dia da semana.
O calendário básico de vacinação oferece duas doses de proteção contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A imunização precisa ser completada aos 15 meses, com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).