Araucária faz ação para reduzir filas de espera em consultas, exames e cirurgias
Araucária iniciou um processo para reduzir filas de espera em consultas, exames e procedimentos cirúrgicos neste mês de julho. Por meio de uma ação global, primeiramente estão sendo ampliados os atendimentos nas demandas das especialidades de otorrinolaringologia, cirurgia geral, neurologia, ortopedia, ginecologia, oftalmologia e exames.
Para este mês já estão previstas 420 consultas adicionais, 130 procedimentos cirúrgicos e 440 exames, dentre ecografia para abdômen, ecografia de articulações, eletrocardiograma, endoscopia, eco doppler e de oftalmologia. Em agosto já há programação para mais 200 cirurgias, 1226 consultas e 1110 exames. Na sequência serão ampliados os atendimentos a outras especialidades para atender toda linha de cuidado com o paciente, de acordo com a capacidade operacional das equipes disponíveis e estrutura.
A nova gestão deste ano precisou organizar muitas situações para poder iniciar esse processo que está sendo colocado em prática agora. Como a demanda reprimida já vem de algum tempo (chegou a esse ponto por problemas financeiros e de administração ocorridos épocas anteriores), o trabalho precisará de um período razoável para ficar em dia.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto de Andrade, a expectativa é que até o final deste ano as filas estejam organizadas, pois além dessa ação global (possível graças a diversos esforços da administração, como a revisão do contrato com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, a qual permitiu o aumento da oferta de atendimentos à população no Hospital Municipal de Araucária), está sendo providenciada a contratação de serviços complementares de retaguarda e, que por questão de referência e estrutura técnica, não poderiam ser realizados no momento pela rede municipal. Todas essas ações estão sendo discutidas e avaliadas pela SMSA juntamente com o Conselho Municipal de Saúde.
Fisioterapia
Desde o mês de maio a Clínica Municipal de Fisioterapia mudou seu fluxo interno de atendimento visando reduzir o tempo de espera, especialmente de pacientes urgentes. Quando as medidas de reorganização iniciaram, a fila de espera para a especialidade era de 509 pacientes. Os serviços foram otimizados e algumas escalas foram mudadas, o que já está surtindo efeito e a fila já reduziu para 264 pacientes, praticamente metade da demanda inicial.
Os trabalhos para melhorar o sistema municipal de saúde continuam e a SMSA orienta que os pacientes que tenham procedimentos, consultas e exames compareçam nas datas marcadas e se não puderem, que avisem antecipadamente para que o atendimento possa ser usufruído por outra pessoa, assim o processo torna-se mais ágil e bem aproveitado, pois quando um paciente falta é estrutura, tempo e equipe que são desperdiçados.