Abertas inscrições para capacitação no Programa Família Acolhedora

Famílias de São José dos Pinhais, interessadas em conhecer e fazer parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, oferecendo seus lares e sua dedicação para acolher crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, já podem fazer a inscrição para a capacitação que acontecerá ainda em novembro de 2019.

O programa é da Secretaria de Assistência Social (Semas), e foi lançado em fevereiro deste ano. No mês de abril aconteceu a primeira capacitação e hoje já são 14 famílias capacitadas, das quais oito estão habilitadas, e quatro famílias já estão acolhendo crianças e adolescentes em seus lares.

Para participar da capacitação é preciso primeiro fazer uma entrevista. Basta ligar para Semas, que fará uma agendamento e entrevista com as famílias interessadas – aquelas que se encaixarem no perfil serão inscritas na capacitação que acontece entre os dias 25 a 29 de novembro, das 18h30 as 21h30, na sede da Semas.

Além da capacitação inicial, as famílias participantes também precisam frequentar capacitações mensais, que trazem assuntos diretamente ligados ao acolhimento. A última capacitação foi sobre o tema “Afetividade”, realizada pela psicóloga Karen Martins Pinheiro, da Secretaria de Saúde.

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Federal nº 12.010 de 2009, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi instituído no município de São José dos Pinhais pela Lei Municipal nº 3.205 de 3 de janeiro de 2019. A família acolhedora é uma pessoa ou família, previamente cadastrada, selecionada e capacitada, que se dispõe a acolher crianças e adolescentes que foram afastados do convívio com sua família de origem e estão sob medida protetiva. A família acolhedora irá apoiar a criança ou adolescente assumindo o papel de cuidado e proteção enquanto a família de origem é acompanhada pela equipe técnica e pela rede de serviços municipais, até que seja viabilizada a reintegração familiar, encaminhamento para a família extensa, ou adoção da criança ou adolescente.

Em São José dos Pinhais o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora visa levar o acolhimento familiar para as crianças e adolescentes que estão em vulnerabilidade, visto que o ambiente familiar é fundamental para um bom desenvolvimento social.

Os requisitos para ser uma família acolhedora são: ser ser maior de 18 anos, residir há pelo menos um ano no município, ter renda fixa, ter as condições de moradia favoráveis, e a concordância de todos os membros da família, além de apresentar toda a documentação solicitada pelo serviço.

SERVIÇO:
Secretaria Municipal de Assistência Social

Rua Joinville, 2109 – São Pedro

(41) 3381-5972