Sala do Empreendedor estimula produtores e pequenos empresários a crescer

Pequenos empresários e empreendedores de Quatro Barras estão vendo um novo horizonte para seus negócios. Desde a implantação do Programa Cidade Empreendedora, que tem a parceria da Prefeitura e do SEBRAE, muitos estão apostando em novas estratégias para otimizar suas vendas.

Uma delas é ampliar a clientela. E para isso vale considerar todos os clientes em potencial, inclusive a própria Prefeitura – uma das instituições que mais emprega e que também mais consome para manter os serviços públicos em dia.

Foi assim que o empreendedor e piscicultor Marcelo Freitas viu sua produtividade e faturamento dobrar do final do ano passado para cá. Depois de ver um Chamamento Público para aquisição de peixes para merenda escolar, Marcelo procurou a Sala do Empreendedor, recebeu as orientações para participar do certame e se tornou mais um fornecedor da Prefeitura.

"Nunca tinha participado de um processo de chamamento público ou de uma licitação. Foi aí que busquei orientação, tirei minhas dúvidas e consegui organizar toda a documentação necessária. O resultado surpreendeu: me credenciei, deu certo e hoje forneço peixes mensalmente à merenda", contou o produtor.

Marcelo iniciou a produção de peixes há quatro anos e seu negócio girava com pequenas vendas locais. Em 2015 ele aproveitou outros segmentos de produção, inserindo a aquaponia (técnica que utiliza a própria água do peixe para o cultivo de verduras), a criação de porcos e a criação de tenébrio molitor, mais conhecido como o bicho do pão, usado para iscas ou alimento de passarinhos.

Um sistema cooperando com outro diminuiu custos e garantiu aproveitamento quase integral de rejeitos. Mas Marcelo conta que o grande diferencial mesmo, em termos quantitativos, foi ampliar o leque de comercialização.

"Antes não vendia nem cem quilos de filé por mês. Hoje, entregando para a Prefeitura, comercializo em média 350 quilos mensais. Meu giro dobrou e dupliquei meu faturamento", destacou. O produtor ainda conta que, com a venda certa, já consegue planejar onde investir o capital, inclusive para ampliar os tanques.

O agente de desenvolvimento da Prefeitura que atendeu Marcelo, Carlos Eduardo Teixeira, conta que assim como o produtor outros empreendedores também podem expandir seus negócios. "Este é o grande objetivo da Sala do Empreendedor, dar as orientações necessárias e auxiliar para que os produtores locais, micro e pequenas empresas comercializem mais na região e para a própria Prefeitura", disse o secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, Marco Aurélio Bürkner.

Esta foi uma das primeiras políticas voltadas ao fortalecimento do comércio e da prestação de serviços, adotada pelo prefeito Angelo Andreatta (Lara). Além de aderir ao Programa Cidade Empreendedora, Lara está implementando um conjunto de medidas que visam desde desburocratizar processos internos na Prefeitura (como a concessão de alvarás) até a qualificação na outra ponta, orientando empreendedores a vender inclusive para a Prefeitura.

Serviço: Para receber atendimento na Sala do Empreendedor, basta entrar em contato pelo telefone (41) 3671-8800, ramal 8816, e agendar uma visita. No local também são fornecidas orientações para abertura de empresas e procedimentos contábeis (como emissão de Notas Fiscais Eletrônicas), e cursos de capacitação. Um deles já está previsto para o mês de maio, na Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI). O tema será gestão de negócios.