FOCADA NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, QUATRO BARRAS LANÇARÁ PROJETO DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA
O óleo de cozinha é indispensável no cotidiano de muitas famílias, mas caso não seja destinado corretamente pode tornar-se um grande problema ambiental. Pesquisas estimam que apenas 1 litro de óleo de cozinha tem potencial de contaminar 25 mil litros de água potável.
Preocupada com esta questão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal (SMMAABEA) desenvolveu um projeto para coletar óleo de cozinha usado no município, tendo como pontos de coleta as escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), já que nestes locais existem grandes aliados em prol da preservação ambiental: as crianças.
Nestes pontos de coleta, as famílias poderão dispor suas garrafas pet, contendo o óleo de cozinha usado, de onde será destinado a uma empresa especializada, que irá processá-lo e transformá-lo em biodiesel.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a população também ajudará na captação de recursos da instituição educacional, visto que o valor gerado será revertido integralmente para a Associação de Pais, Mestres e Funcionários de cada escola e CMEI, permitindo que o esforço da comunidade retorne para ela mesma, através deste recurso tão precioso.
A SMMAABEA também planeja desenvolver atividades de educação ambiental com as crianças matriculadas, ensinando qual a maneira ideal para descartar o óleo e como ele pode se tornar um problema para toda a sociedade.
Para isso, foram elaborados rótulos didáticos e objetivos, que guiarão o morador sobre o assunto.
Como forma de incentivo para esse hábito sustentável, também foram adquiridos funis esféricos personalizados, que se encaixam perfeitamente na garrafa e aumentam a praticidade no momento de enchê-la com o óleo.
O projeto será lançado em breve, com a cerimônia em cada ponto de coleta, para envolver os alunos e toda a comunidade neste tema de extrema importância, especialmente por Quatro Barras ser uma área de manancial, ou seja, de abastecimento de água.
Cuidar deste valioso patrimônio ambiental é dever de todos nós! Participe!