Defesa Civil realiza reunião de encerramento das atividades de 2018 e projeta ações para 2019

Segundo a Diretora de Departamento, coordenadora da Defesa Civil, Rosamaria Ferreira Duarte, o município precisa investir em um Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em projetos educativos nas escolas, com orientação sobre descarte de lixo, queimadas e prevenção de desastres.

Além de fazer o mapa das áreas de risco, atuando na prevenção de alagamentos e desmoronamentos. “A Defesa Civil junto com a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, devem trabalhar na prevenção de acidentes e na mitigação de impactos ambientais. Devemos atuar principalmente na prevenção para não ter que trabalhar dobrado na hora do desastre”, disse Rosamaria.

O ano termina com avanços consideráveis na área de segurança e prevenção de situações de calamidade pública. Foi aprovada a lei 1153/2018, uma lei estruturante importante que possibilitou a criação da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), e o (Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil) e COSEDI (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis). Além dos Núcleo de Defesa Civil – NUDECs. As nomeações dos membros de cada órgão devem ser publicados até o primeiro bimestre de 2019.

Defesa Civil entrega certificados de cursos de apicultura e combate a incêndio florestal

O curso de apicultura ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), capacitou os participantes para o controle, captura e remoção de colméias. Também serviu como base para o início das atividades na produção de mel, cera, própolis, pólen e conhecimento sobre o manejo de abelha rainha.

Também foram entregues os certificados do curso de prevenção e combate a incêndios florestais. O curso abordou os conceitos básicos e medidas de segurança nas operações sobre o combate a incêndios florestais. Participaram do curso, agricultores do município e funcionários das secretarias municipais.

Quatro Barras faz força tarefa para ajudar desabrigados de Itaperuçu

A Defesa Civil de Quatro Barras mobilizou uma força tarefa para ajudar os desabrigados de Itaperuçu. Foram onze servidores públicos das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Educação que se dispuseram a coletar todo tipo de doações e se deslocaram ao município atingido pelos vendavais para ajudar na reconstrução.

A cidade de Itaperuçu tem aproximadamente vinte e oito mil habitantes sofreu sérios danos após a passagem de um tornado que devastou o município. A campanha iniciada nas redes sociais teve grande adesão de moradores que doaram, telhas, tijolos, roupas, calçados e alimentos.

A prefeitura de Quatro Barras disponibilizou caminhões para a recolha de materiais em vários bairros de Curitiba e cidades da região metropolitana. Aproximadamente, 8 mil tijolos, 10 mil telhas, 50 tábuas, pia, vasos sanitários, portas e janelas foram entregues para os moradores de Itaperuçu.

O diretor de departamento de obras de Itaperuçu, Jefferson Melo, recebeu o material e encaminhou as doações através da secretaria de Assistência Social do município. Também foram entregues mais de oitocentas peças de roupas e cem pares de calçados, além de cestas básicas e material de higiene e limpeza.