Defesa Civil divulga índice de atendimentos em 2018

A Defesa Civil de Quatro Barras divulgou na última semana o levantamento das ocorrências atendidas entre janeiro e março deste ano. Segundo o relatório foram 48 ao todo, geradas em grande parte pelos temporais que afetaram a região no trimestre.

Entre as ocorrências atendidas estiveram inundações em casas, deslizamentos, destelhamentos, vistorias e corte de árvores em situação de risco. Mas a ação da Defesa Civil, em conjunto com a Prefeitura, está indo além do atendimento pós emergências. Cursos, capacitações e projetos voltados à conscientização e educação também se tornaram ferramentas para prevenir e minimizar possíveis tragédias.

Na primeira reunião entre Defesa Civil e órgãos parceiros, realizada na última semana, foram entregues os certificados do Curso de Motosserra a bombeiros e servidores municipais; e também foi anunciado o lançamento do Projeto Ensinar para Proteger, uma ação educativa voltada à prevenção de acidentes e educação ambiental, que teve início no sábado (17) na Escola Tancredo Neves.

"A Defesa Civil é um órgão que devemos dar apoio continuamente. Temos investido nas ações de socorro e também incentivado ações preventivas", disse o prefeito Angelo Andreatta (Lara).

O encontro contou com a presença do prefeito Lara, do vice-prefeito Roberto Adamoski, do diretor da Defesa Civil, Luiz Henrique Schmidlin; da coordenadora da Defesa Civil, Rosamaria Ferreira Duarte; de secretários municipais e de representantes de instituições parceiras como IAP, Corpo de Bombeiros e Sanepar.

Também estiveram presentes os participantes do Curso de Motosserra, que receberam os certificados: José Silvério Barbosa, Luiz Carlos Guilande, Noviquer Jambiski de Oliveira, Alessandro Souza, Danilo Abreu Calixto, Ivonei Zanela e Vanderlei Kraieski. Eles também terão um papel importante no atendimento à população, em caso de emergências.