Alunos da escola Rui Valdir Pereira Kern participam do encerramento do FETRAN – Festival Temático Estudantil de Trânsito
Os alunos do 4° ano, participaram de atividades desenvolvidas pelas professoras, Clarissa Strapasson Pires e Ângela Maria Curupaná Simião, de setembro a dezembro. O encerramento das atividades, foi na última terça-feira, (11) no auditório da Federação das Indústrias do Paraná, (FIEP).
Quatro Barras participou da solenidade de encerramento festival juntamente com os municípios de São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Tunas do Paraná e Curitiba. Cada município participou com uma escola. Com o tema Trânsito foi possível trabalhar questões como o uso do cinto segurança, capacetes ao andar de bicicletas e uso da faixa de segurança para atravessar a rua. Essas medidas simples podem prevenir acidentes. A linguagem pedagógica foi trabalhada em manifestações culturais e artísticas, de forma lúdica os pequenos puderam ter contato com o complexo mundo do trânsito e suas consequências.
A educação é a base para a cidadania, e ensinar os alunos sobre o trânsito é dar a eles elementos para se tornarem condutores responsáveis. A educação para um trânsito mais seguro faz parte da proposta pedagógica das escolas do município. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) preconiza que a escola deve dar condições para que o aluno possa se desenvolver plenamente. Para que isso aconteça a escola deve proporcionar o máximo de conhecimento em todas as áreas do saber. Assim, a criança poderá se desenvolver física, psicologicamente e cognitivamente sobre temas variados.
O FETRAN, Festival Estudantil Temático de Trânsito estimula a criatividade abordando questões como: segurança, cidadania, respeito no trânsito. Para atingir esse objetivo faz uso da linguagem teatral, lúdica, estimulando o aprendizado através da arte. As atividades pedagógicas são mescladas com as culturais e artísticas com a finalidade de proporcionar melhor aprendizado sobre leis de trânsito despertando nas crianças a sensibilidade para a cultura do trânsito seguro.
O Festival é um projeto de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal, (PRF). Estudantes e professores recebem a visita de um agente da PRF que orientou os trabalhos que englobam o trânsito. A temática trânsito é trabalhada nas modalidades, teatro, poesia, dança, música, textos entre outros. O resultado dos trabalhos é apresentado no Festival Temático Estudantil de Trânsito.
Para as professoras coordenadoras dos trabalhos na escola, Clarissa Strapasson Pires e Ângela Maria Curupaná Simião, o resultado não poderia ter sido melhor. “As crianças gostaram muito de trabalhar o tema, principalmente o passeio para conhecer as viaturas da PRF. Eles aprenderam sobre o sistema de abordagem, receberam botons, e camisetas e foram convidados a ser mini agentes de segurança no trânsito”, contou a professora.
Durante o projeto foram desenvolvidas várias atividades, entre elas o estudo de texto informativo, criação de texto; montagem de placas de sinalização; regulamentação; advertência; orientação; e a montagem uma pista para simular situações de trânsito. Também foi feita a observação das necessidades encontradas referente ao trânsito ao redor da escola. Além da criação da música, Que Trânsito é Esse?, os alunos participaram do desfile cívico em comemoração ao aniversário do município em novembro.