STF nega Habeas Corpus preventivo para Greenwald
O Ministro Luiz Fux negou nesta quinta-feira (29) o pedido de Habeas Corpus preventivo para Glenn Greenwaldo, fundador do site The Intercept Brasil que vem divulgando material roubado do Ministro da Justiça Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato. O HC foi registrado no STF sob o número HC 174594.
Em sua decisão, Fux nega o seguimento “ao writ, com fundamento no artigo 21, § 1º, do RISTF. Dê-se ciência ao Ministério Público Federal. Publique-se. Int.. Brasília, 29 de agosto de 2019”. O pedido do HC foi ajuizado pela advogada Ana Maria Rodrigues Mello com o objetivo de impedir uma iminente prisão do inimigo número um da maior Operação da história brasileira de combate a Corrupção.
No início do mês de agosto, um outro HC havia sido ajuizado em nome de Greenwald, mas, o pedido cautelar não chegou a ser julgado pois o jornalista americano desistiu do pedido. Além do pedido negado, Greenwald recebeu hoje pela imprensa a notícia que o Ministério Público pediu quebra do sigilo bancário de seu marido David Miranda, pora investigar atos do tempo em que ele era vereador no Rio de Janeiro. Nesse caso, o MP atirou no passarinho, mas vai acertar um elefante.