Projeto de Lei da Deputada Marli institui a Semana Estadual do Artesanato no Paraná
A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou o Projeto de Lei 982/2023 para instituir a Semana Estadual do Artesanato no Paraná. “A importância desta atividade, seja no aspecto econômico quanto cultural beneficia diretamente milhares de pessoas que expõem sua arte e empreendem gerando emprego e renda às suas famílias”, explica a deputada Marli, autora do projeto de lei.
O presente PL visa oportunizar mais espaço de comercialização e visibilidade aos artesãos junto ao grande público, além de valorizar esta atividade e produção tão genuína que evidencia a particularidade de cada canto do Estado. “Vamos criar essa semana para que as instituições públicas possam abrir mais pontos para exposição do artesanato que é cultura e fonte de sustento”, informa a deputada.
A Semana Estadual do Artesanato no Paraná está prevista para ser realizada anualmente, na terceira semana do mês de março, para celebrar e vincular este período ao dia 19 de março, data em que se comemora o Dia do Artesão. “Estamos trabalhando para que essa semana seja um momento privilegiado de ampliação e crescimento do artesanato”, disse Marli.
Vale destacar que a criação do presente calendário visa preferencialmente dar mais efetividade a Lei Estadual 17.600 de 12/06/2013, a qual institui a política estadual de valorização do artesanato, bem como demarcar o espaço do artesanato e do artesão na cultura paranaense, uma das mais diversas do Brasil.
De acordo com o projeto, o Estado do Paraná, no âmbito de suas atividades ordinárias, incentivará e divulgará o calendário, para que essa semana seja um momento privilegiado de ampliação e crescimento do artesanato, em especial, ligando o evento com a produção de obras e peças artesanais relativas ao período da Páscoa.
Também está previsto que nessa semana, dentro do possível, os próprios órgãos estaduais deverão ser espaços franqueados aos artesãos, com exposições, mostras e comercialização desses produtos a fim de incrementar a renda dos artesãos paranaenses, além de promover ações de capacitação e aprimoramento.