O Efeito Pichaco e Coalizão por uma nova Paranaguá
Não resta dúvida que a população parnanguara está insatisfeita com a gestão Marcelo Roque. Caminhando para o fim de seu mandato, não cumpriu as promessas de campanha. Paranaguá tem uma UPA que não é UPA. Se um cidadão chegar com um AVC os médicos não tem equipamentos para diagnóstico e o resultado provável é a morte. A Ponte da Ilha dos Valadares é uma tragédia anunciada. A taxa de esgoto paga por quem não tem esse serviço foi negociada por Marcelo para permanecer até 2045. E a maior e talvez única boa obra de Marcelo Roque nesse período foi o Caranguejo de Pichaco.
Talvez por isso, o fólclorico Pichaco Nascimento tenha ultrapassado o alcaide em uma enquete em que mais de mil parnanguaras depositaram seu voto, sendo que 51% destes, até a última apuração, decidiram por Pichaco. Mesmo tentando desqualificar a sondagem, os amigos do Rei participaram dela. Os votos são abertos e a família real votou em peso. Camila Roque, Bryam Roque e sua irmã foramos primeiros a depositar o voto do pai. Também temos votos importantes como o do Sargento João Carlos, importante Secretário desta gestão. Funcionários comissionados e estagiários também votaram, mesmo em horário de serviço, mas vale tudo para tentar empatar com Pichaco, proprietário intelecutal do caranguejo que encantou os parnanguaras. Até Ruan Boquetti entrou em campanha virtual por Marcelo Roque.
Por óbvio, que todos esses votos que neste enquete teriam devolvido Marcelo Roque ao anonimato político não são de Pichaco Nascimento. Ele próprio tem convicção disso e gravou sobre esse tema. Estes votos são da indignação do povo parnanguara contra Marcelo. E aponta para um diagnóstico claro: A saíde da família Roque do poder. A eleição em Paranaguá certamente será um passeio se o grupo de Coalizão Política em Paranaguá entrar em um consenso. Adriano Ramos André Pioli, Alceu Maron e Arnaldo Maranhão são fortes candidatos a assumir o posto. Pioli está bem no Porto e não deve disputar essa eleição. Adriano, Alceu e Maranhão são pré-candidatos com chances reais de vencer a eleição, mas se formarem a Coalizão e escolherem um nome para enfrentar Marcelo Roque teríamos uma eleição ganha na cidade pela oposição ao atual prefeito. Mas, quem seria o melhor nome para disputar? Qualquer um deles vence o atual prefeito sem muitos esforços, dessa forma, a eleição em Paranaguá pode ser decidida de forma indireta, como em um tabuleiro de xadrês, que Adalberto Araújo, outro nome importante desta Coalizão é um bom jogador.
Marcelo Roque não tem mais nada. Se afastou até de amigos. Ele tenta desesperadamente o apoio de Ratinho Júnior e do Porto de Paranaguá, mas essa tentativa pode ser anulada com a filiação de Adriano Ramos no PSD, partido do governador. O que no xadrês seria uma jogada chamada "xeque" para atual gestão. De todo modo, o efeito Pichaco, que venceu Marcelo em uma enquente com mais de mil votantes, revela que acabou o tempo da família Roque em Paranaguá.
Fontes ligadas ao Palácio São José revelam que Marcelo Roque dava murro nas mesas e pediu uma força tarefa para virar o jogo e ao menos conseguir um empate técnico com o barqueiro caricato que o venceu sem fazer esforços.