UPA de Piraquara adotou novo fluxo de atendimento em razão da pandemia do novo coronavírus
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Piraquara adotou novas medidas de atendimento a população em razão da pandemia do novo coronavírus. Além da montagem de estruturas externas, o espaço interno foi reorganizado para separar os casos suspeitos da COVID 19 e os demais pacientes de urgência e emergência.
A estrutura externa está sendo utilizada como recepção para os pacientes, que passam pela classificação de risco, antes de serem encaminhados para o interior da unidade. As pessoas com suspeita do COVID 19 serão direcionados a uma ala exclusiva da UPA.
A iniciativa tem o objetivo de garantir fluxo mais rápido e evitar que pessoas com suspeita do novo coronavírus entrem em contato com outros pacientes que buscam atendimento na UPA.
A médica generalista Natália Avila Louzeiro reforça a informa a importância dos pacientes relatarem todos os sintomas já na triagem. “Quando chegarem na classificação de risco é muito importante falar com clareza todos os sintomas apresentados, isto é fundamental para o direcionamento do paciente”, destacou.
Os casos graves atendidos na UPA podem ser encaminhados para enfermaria para observação ou para área de isolamento respiratório para casos graves. O paciente que necessita de internação será direcionado por meio da Central de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, para os hospitais destinados ao tratamento do novo coronavírus.
Em casos de sintomas gripais leves, a população deve procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que estão abertas realizando o atendimento dos casos leves de COVID 19, atendimento a gestantes e recém-nascidos quando essencial. Lembrando que agendas de exames e check-up estão suspensas temporariamente.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza ainda atendimento telefônico para esclarecimentos de duvidas sobre o novo coronavírus pelos números 3590-3722 e 3590-3763.