Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança campanha contra queimadas
Nesta terça-feira, 09 de junho, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intensifica suas ações de combate às queimadas e inicia uma campanha de conscientização a população. O objetivo é fazer com que os munícipes entendam os impactos negativos causados por elas, ainda mais neste período de estiagem, em que o solo e a vegetação ficam mais secos, facilitando o início de focos de incêndio.
A campanha atuará na comunidade com alertas e mensagens educativas com carros de som nos bairros com maior ocorrência de queimadas. Nos comércios piraquarenses serão fixados cartazes reforçando a importância de combatê-las e divulgando o canal de denúncias. Lembrando que em caso de incêndio o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Juliano Ribeiro, reforça que praticar queimadas é crime e só pode ser combatida com a ajuda da sociedade. “O objetivo desta campanha é atingir o maior número possível de pessoas para conscientizá-las sobre os perigos e danos que o fogo pode causar, nos fios de alta tensão, no meio ambiente, na vida e para os animais” destacou.
Provocar queimadas em matas, florestas, terrenos, independente de ser em uma área de proteção ou não, privada ou pública, é crime. Podendo levar o infrator a ser condenado com pena de reclusão, de um a três anos, e também ao pagamento de multa, de acordo com o tamanho da área atingida e varia entre R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
A fumaça das queimadas se espalha pelo ar, invade as residências, provoca e agrava doenças como asmas, bronquite, rinite, contribuem com a poluição do ar e com o aquecimento global. Algumas medidas simples como não queimar o lixo, folhas e galhos, não jogar bitucas de cigarro em locais com vegetação e não fazer fogueiras diminuem os riscos de incêndios.
#PIRAQUARASEMQUEIMADAS
Paraná
Os incêndios ambientais cresceram 33% no Paraná no 1º trimestre de 2020. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, que comparam o período de março de 2019 e março deste ano, foram registrados 1.016 casos a mais que no mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 574 ocorrências.
SERVIÇO:
Denúncias: Secretaria Municipal de Meio Ambiente – (41) 3590-3505
Combate ao Incêndio: Corpo de Bombeiros – 193