Prefeitura de Piraquara realiza capacitação sobre a Hanseníase para servidores da saúde

Nos dias 22 e 23 de janeiro, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realizou a Capacitação sobre Hanseníase para médicos, enfermeiros e profissionais que atuam diretamente com a patologia nas Unidades de Saúde do município.

Durante a formação foi apresentado aos profissionais o novo Livreto do Fluxo Municipal, disponibilizado por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná e Prefeitura. O material foi criado para que os profissionais tenham em mãos um breve manual sobre sintomas, suspeição, avaliação, diagnóstico, prescrição, reações entre outras observações pertinentes sobre a Hanseníase, prevendo facilitar o diagnóstico e tratamento.

Na sequência, o auditório da Vila da Cidadania recebeu a apresentação do projeto desenvolvido pela mestranda Denise Quandt, uma história em quadrinhos que retrata um estudante de biologia em busca de informações sobre a hanseníase, ilustrando uma jornada de descobertas com a enfermeira da Atenção Primária.

A enfermeira Ivana Grebogi, contribuiu apresentando dados epidemiológicos, ressaltando a importância da notificação dos casos, e por fim, o Dr. Hamilton Leite Ribeiro, médico de referência do Hospital Dermatológico São Roque, discorreu sobre a história da Hanseníase e do Hospital, em Piraquara, que no próximo ano de 2026, completa 100 anos.

A capacitação faz parte da programação Janeiro Roxo, com ações de conscientização sobre os cuidados e prevenção da Hanseníase promovidas pela Prefeitura de Piraquara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *