Prefeito Marquinhos recebeu comitiva italiana em Piraquara
No dia 7 de outubro, o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, recebeu a Comitiva Trentina – Comunità di Primiero. Acompanhados por integrantes do Circolo Trentino di Curitiba, os visitantes estiveram no município para celebrar os dez anos do Acordo de Cooperação Técnica de Fraternidade entre as cidades irmãs Piraquara e Província Autônoma di Trento, Gemellaggio.
Durante o encontro, eles foram presenteados com uma lembrança de Piraquara e também fizeram a entrega de lembranças ao Prefeito Marquinhos. Um dia antes, no dia 06, o grupo participou de uma missa na Igreja Nossa Senhora de Assunção, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, celebrada em homenagem aos italianos Luigi Zortea, Gianni Lenzi e Rino Zandonai, que em 2009 após viagem ao Brasil foram vítimas do acidente aéreo da Air France.
A comitiva contou com a participação do Prefeito de Imèr, Gianni Belloto, Vice-Prefeito de Canal San Bovo, Renato Loss, Conselheiro de Pro Loco de Ronco, Alessio Fontana, Assessora da comunidade de Imèr, Daniele Gubert, Viúva de Gianni Lenzi, Mariagrazia Dalfollo, Irmão de Luigi Zortea, Rino Zortea, e do Acompanhante e Intérprete, Alessandro Ventimiglia. Durante o período em que estiveram na cidade, eles foram recepcionados e acompanhados pela descendente trentina, Luci Jacomel Kowalczuk.
Também participaram da visita ao gabinete as representantes da Associação Trento Transforma, Simone Brescansin e Maria Clara.
Confira as fotos
Gemellaggio
Em 2009 Piraquara teve projeção internacional ao firmar o Acordo de Cooperação Técnica de Fraternidade, Gemellaggio, com Valle del Primiero (Trento – Itália). O tratado de cidades-irmãs tem como base o princípio de cooperação mútua entre as cidades, contando essencialmente com o apoio e intervenção das associações "Trentini Nel Mondo", de Trento, Itália e o Circolo Trentino di Curitiba. Os municípios do Valle del Primiero que fazem parte do Gemellaggio são: Fiera di Primiero, Canal San Bovo, Imèr, Mezzano, Siror, Tonadico, Transacqua e Sagron.
Influência Trentina em Piraquara
A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província di Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia. Em 2009, quando o Gemellaggio foi firmado, a imagem foi enviada para Itália onde foi restaurada e após dois anos retornou ao município. Anualmente Piraquara realiza a Festa Trentina para celebrar o pioneirismo daquelas famílias e reforçar a tradição italiana no município.