Prefeito Marquinhos conclui 100 dias de gestão com foco em áreas prioritárias e na reestruturação da gestão

Foi com foco nas áreas prioritárias e na reestruturação organizacional que o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, completou os primeiros 100 dias de gestão. Com objetivo de fazer um mandato voltado ao cuidado das pessoas, ele implementou ações imediatas em áreas sensíveis, como a saúde, educação e infraestrutura. Além disso, realizou uma reforma administrativa que não ocorria desde 2013, ano de sua primeira gestão à frente o Executivo.

Em seu inédito terceiro mandato, buscou reorganizar a administração e adequá-la à realidade atual. “Uma cidade nunca está pronta, e temos a certeza de que os problemas que herdamos em 2013 não são os mesmos de agora. Por isso, essa reestruturação é necessária para enfrentarmos os desafios atuais sem esquecer o que já fizemos. Também priorizamos a implementação de ações em áreas essenciais que impactam diretamente a vida da população”, destacou.

CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES

SAÚDE

– Restruturação da Secretaria Municipal de Saúde com a nomeação de servidores de carreira em todos os cargos de gestão;

– Reabertura dos dispensários de medicamentos das unidades de saúde Elfride Miguel, Wanda Mallman, João Airdo Fabro e Osmar Pamplona. Nos 100 dias, foram realizados 6940 atendimentos.

– Descentralização dos atendimentos com a implantação dos Ambulatórios nos bairros Jardim dos Estados, Jardim Tropical, Planta Suburbana e Vila Militar;

– Retomada dos Agendamentos dos Exames Laboratoriais nas Unidades de Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp na Divisão de Regulação em Saúde;

– Implantação Central de Atendimentos por meio do whatsapp no Serviço de Transporte Sanitário;

– Implantação dos exames de eletrocardiogramas no Centro de Especialidades de Piraquara – CESP;

– Realização dos mutirões de Dermatologia e Oftalmologia para atendimento da fila de pacientes;

– Reposição do quadro de profissionais da Atenção Básica com a contratação de 24 novos profissionais convocados de concurso público;

– Implantação de novo fluxo para dar maior agilidade no Departamento de Marcação de Consultas;

– Execução de manutenção interna e ambientação na UPA 24h;

EDUCAÇÃO

– Recomposição do quadro funcional das Escolas, CMEIs e CMAIEs com a contratação de 45 professores, 09 secretários escolares, 03 assistentes sociais, 01 psicólogo por meio de concurso público;

– Ampliação de vagas com a criação de mais 540 na Educação Infantil, 248 em Tempo Integral e 36 na Educação de Jovens e Adultos.

– Ampliação das equipes Pedagógica da Educação Especial e Técnica do Departamento de Nutrição Escolar, além da implantação de uma Equipe Multiprofissional;

– Valorização dos profissionais da Educação, com a implantação de gratificação para os secretários escolares e o anúncio do cumprimento do Piso Salarial do Magistério: Residual de 2023 de 3,46%, Índice de 2025 de 6,27%

Também foram retomados projetos de melhorias nas instituições de ensino e feita a revisão de obras em andamento, como a construção do novo CMEI Cantinho do Brincar, no Guaritubinha.


INFRAESTRUTURA

– Reorganização operacional com ampliação das equipes de trabalho que atuam nas ruas do município;

– Recuperação da frota, equipamentos e maquinários pesados;

– Criação de nova estrutura para atendimento de demandas específicas como a Conservação de Parques e Jardins; Divisão de Estradas Rurais e Manutenção de Cemitérios;

– Ampliação das equipes de coleta de poda verde;

– Retomada e ampliação das ações preventivas de ronda noturna e recuperação do parque de iluminação pública;

– Retomadas as ações preventivas de combate a enchentes com a limpeza e manutenção das áreas de fundo de vale, Vila Fuck, travessias da linha férrea, do canal do Bela Vista e canal extravasor do Guarituba;

– Revitalização viária das ruas Mararupá e Francisco Leal, com serviços completos de fresagem, recomposição da base e novo revestimento em CBUQ;

– Operação emergencial de tapa-buracos na Pastor Adolfo Weidmann e outras vias de grande circulação no Município;

– Manutenção periódicas das vias rurais, canteiros centrais, rotatórias e passeios;

– Reestruturação e reorganização das equipes de manutenção do Parque das Águas através da ampliação de mão de obra de apenados oriundos do convenio de reinserção Social SESP/DEPEN.

DESENVOLVIMENTO URBANO

– Garantia de manutenção dos atendimentos em departamentos essenciais, como de Urbanismo, Licenciamento e Fiscalização e Regularização Fundiária e Habitação Social, totalizando mais de 700 atendimentos;

– Reestruturação da Superintendência de Projetos e Obras com a contratação de 04 Engenheiros, 03 Arquitetos, 02 estagiários e realocação de 04 fiscais de trecho. Total início da gestão: 9 servidores. Total após 100 dias: 21 servidores. Crescimento de 133,33% da equipe;

– Revisão de projetos e obras herdadas em andamento;

MEIO AMBIENTE

– Estruturação física e administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

– Criação da Superintendência de Educação Ambiental e Bem Estar Animal;

– Garantia de manutenção ininterrupta dos atendimentos em departamentos essenciais, como Bem-estar e Proteção Animal, Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental, Saneamento e Fiscalização, totalizando mais de 1.400 atendimentos;

– Mais de 427 castrações entre felinos e cães, por meio do Castrapet e do serviço contratado pela Secretaria Meio Ambiente;

ASSISTÊNCIA SOCIAL

– Reorganização do Centro do Abrigo com a reestruturação do espaço físico e administrativo, além da otimização dos processos de acolhimento para garantir melhores condições aos usuários e profissionais;

– Execução de melhoria estrutural e funcional do CISA Macedo e início da revitalização do CISA Betonex, incluindo pintura e adequação dos espaços;

– Ampliação da Oferta de Almoço no Centro POP, com a oferta do serviço para atendimento aos finais de semana, garantindo alimentação digna e contínua para a população em situação de rua;

– Valorização dos Profissionais, com a revisão das gratificações para coordenadoras das unidades da Secretaria e aumento da gratificação para servidores do acolhimento de crianças e adolescentes e do Centro POP;

– Criação da Direção de Gestão do Trabalho, responsável para gestão de recursos humanos e a promoção de formação continuada para valorização e aperfeiçoamento dos servidores;

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

– Reestruturação administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com implantação de setores específicos para o atendimento das novas demandas da cidade como Empreendedorismo Feminino e Promoção Comercial, por exemplo;

– Diagnóstico das necessidades para criação do programa de fortalecimento e estruturação das feiras municipais;

– A Agência do Trabalhador de Piraquara prestou mais de 2800 atendimentos para cadastros novos, Seguro Desemprego e encaminhamentos para entrevistas de trabalho;

– Mais de 40 empresas foram visitadas, de diferentes ramos, para captação de vagas de emprego e realização de mutirões por meio da Agência do Trabalhador;

– Manutenção de parcerias com o SEBRAE-PR, SENAC e FECOMÉRCIO para manutenção dos cursos e formações ofertadas gratuitamente para população;

– Reestruturação administrativa da área do Turismo com a criação do Superintendência de Turismo e Desenvolvimento Econômico e reorganização no Departamento;

CULTURA, ESPORTE E LAZER

– A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer esteve presentes em todos os eventos do município que envolveram a população nos 100 primeiros dias como as festividades dos 135 anos de Piraquara, Dia Internacional da Mulher, Pré-Carnaval e PCPR na Comunidade;

As atividades esportivas e culturais regulares nos equipamentos públicos tiveram continuidade com atendimento de mais de 900 alunos em diferentes modalidades;

As políticas públicas culturais foram fortalecidas com a realização da IV Conferência Municipal de Política Cultural e o III Encontro do Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara, além da 1ª Edição da Roda Poética para o ano de 2025;

Também foi feito o levantamento de todas as praças e espaços de esporte e lazer do município para o diagnóstico da real situação e planejamento para manutenções;

REFORMA ADMINISTRATIVA E NOVAS CONTRATAÇÕES

– A estrutura organizacional da Prefeitura de Piraquara passou por uma modernização após 12 anos. Para aprimorar os serviços e o atendimento, foram extintos setores desusados e criados novos de acordo com as atuais necessidades da população;

– Neste período, também foram convocados mais de 70 servidores por meio de concurso público para reforçar o quadro funcional, além de 301 estagiários;

– Foram criadas estruturas próprias para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da Mulher, Segurança Pública, Cultura e Igualdade Racial, Comunicação e de portes e Lazer;

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