Abril Azul: Palestra sobre acolhimento de pessoas autistas foi realizada em Piraquara
A ações do Abril Azul, mês dedicado a conscientização sobre o Autismo, tiveram continuidade em Piraquara. Na última quarta-feira, 06 de abril, foi ministrada a palestra “O acolhimento à pessoa autista”, com o objetivo de trazer relatos, experiências e esclarecimentos sobre a legislação e a garantia dos direitos da pessoa autista.
A ação, que contou com a participação de servidores municipais que trabalham com atendimento ao público, teve falas da Coordenadora da Saúde do Idoso e Deficiente Físico, Vivian Portz de Paula, da Psicóloga e Psicopedagoga, Suelen Fernandes Andrade, e da Enfermeira especialista em Transtorno do Espectro Autista, Ivony da Costa Rosa.
A abertura da campanha ocorreu durante a última semana, quando servidores de diferentes secretarias municipais e do legislativo municipal vestiram azul e decoraram repartições públicas com a cor que simboliza o movimento. Também foram fixados cartazes, nas unidades de saúde, indicando o atendimento prioritário para esse público.
ABRIL AZUL PIRAQUARA
O município hoje possui a “Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista”, instituída por meio da Lei 1782/2017, e a “Política Municipal de Proteção aos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, regulamentada pela Lei 2125/2021. As ações do mês são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde com a participação de outras secretarias municipais, além de mães que fazem parte do Projeto ConscientiAutizando e a Câmara Municipal.
CONFIRA AS AÇÕES DO ABRIL AZUL EM PIRAQUARA
30/04 – Caminhada “ConscientiAutizando” e entrega das carteirinhas de identificação.
Local: Parque das Águas Jacob Simião.
Hora: 14h
MAIS AÇÕES
Além dessas ações, durante todo o mês a Secretaria de Educação fará postagens semanalmente sobre a temática com indicações de filmes e livros, e realizará formações voltadas aos professores, coordenadores e diretores das instituições de ensino com a Psicóloga da SMED, Andréa Costa Aby-Azar e a Coordenadora da Educação Especial, Tatiana Moreira. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizará orientação junto ao comércio para prioridade no atendimento de autistas e um dia de atendimento exclusivo para emissão de RG.