Vacinação contra a influenza é estendida a mais grupos

Terão acesso à vacinação, a partir desta segunda-feira (12), cobradores e motoristas de ônibus de transporte público; cuidadores de pessoas vulneráveis e população em situação de rua

 Secretaria Saúde Estado Paraná ampliou a vacinação contra a influenza para mais três grupos prioritários. Em Pinhais, a campanha está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, e está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Pinhais. Terão acesso à vacinação, a partir desta segunda-feira (12), cobradores e motoristas de ônibus de transporte público; cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua.

Cabe destacar que continua também a vacinação para os grupos prioritários definidos anteriormente pelo Ministério da Saúde:

Idosos;

Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias;

Trabalhadores da área da saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores;

Portadores de doenças crônicas;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pinhais, no município a maior intensificação está no público que ainda está longe de atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que são as crianças e as gestantes.

 

A gerente de Infectologia e Vigilância Epidemiológica de Pinhais, Dielli Bondan Reis, enfatiza que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. “Os que estão mais suscetíveis às complicações da infecção são: as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais”, ressalta.