Projeto da Biblioteca Pública de Pinhais é objeto de estudo em artigo científico
O projeto Livro em Casa, da Biblioteca Pública de Pinhais, foi utilizado como objeto de estudo em um artigo científico. A pesquisa foi desenvolvida pelas acadêmicas Rosângela Formentini Caldas e Rafaela Carolina da Silva do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).
A iniciativa foi escolhida após um levantamento feito pelas alunas para identificar contribuições das bibliotecas brasileiras no apoio ao enfrentamento da Covid-19. “Procuramos pesquisar os meios de atuação das bibliotecas públicas no isolamento social face à pandemia no Brasil”, comenta Rafaela.
“O projeto Livro em Casa foi um dos destaques no levantamento realizado, pois observamos que a Biblioteca de Pinhais possibilitou ao usuário que tem cadastro no local, fazer o empréstimo de até três livros, que lhes seriam entregues, gratuitamente, em suas residências. Aqueles que não possuíam cadastro poderiam enviar seus documentos para o e-mail da instituição, a fim de se associar à biblioteca”, explica.
As pesquisadoras perceberam que a ação desenvolvida em Pinhais seguia algumas orientações para atuar em tempos de pandemia. “Logo, fomos instigadas a pesquisar quais eram essas diretrizes. O que mais nos estimulou a citá-lo foi entendermos ser uma iniciativa de extrema importância para que os cidadãos não deixassem de ter acesso ao livro, à leitura e à cultura; importantes ferramentas de auxílio aos indivíduos que passam por um isolamento social. Ao mesmo tempo, o projeto garante que usuários e funcionários se protejam do vírus, ao não terem que realizar algum tipo de aglomeração para emprestar o item desejado”, ressalta Rafaela.
“Ficamos muito surpresos ao saber que a Biblioteca Pública de Pinhais havia sido mencionada no artigo. Não imaginava que estávamos sendo analisados, pesquisados. Demonstra a importância de nos reinventarmos em tempos de pandemia para continuar atendendo a comunidade da melhor maneira possível. Foi muito gratificante o retorno que tivemos com o Projeto Livro em Casa, pois, de alguma maneira, não deixamos de oferecer ao nosso público a oportunidade de ter um livro em mãos”, celebra a chefe da Seção de Gestão de Bibliotecas Municipais, Elaine Biss.
O estudo terá continuidade este ano e o projeto segue como referência para as pesquisadoras. Para ter acesso ao artigo publicado clique no link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5352 .