Pinhais registra média histórica de chuva e obras evitam prejuízos maiores
Após as fortes chuvas das últimas horas, a Secretaria de Obras Públicas de Pinhais está trabalhando em diversos pontos do município com serviços de limpeza e desobstrução de bueiros. Além disso, as equipes estão concentradas no Rio Atuba, no encontro com a Rua Rio Piraquara, no bairro Weissópolis, uma vez que o rio atingiu o limite de sua capacidade.
De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 104 mm de chuva, número acima da média esperada para todo o mês de junho, que é de 101 mm. Dados do Simepar mostram que as fortes chuvas fizeram com que a média histórica para o mês fosse superada.
Ainda segundo a Defesa Civil não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas. É importante que a população acione a Defesa Civil em casos emergenciais, pois o setor está em constante monitoramento.
Obras constantes
A Secretaria de Obras Públicas realiza com frequência serviços nos rios que cortam a cidade. Durante muitos anos o município viveu tristes episódios de problemas com enchentes. Neste sentido, a Prefeitura tem investido constantemente em obras de limpeza e desassoreamento dos cursos fluviais. Assim se garante o restabelecimento do fluxo das águas prevenindo a possibilidade de cheias.
Entretanto, a responsabilidade não cabe somente ao município. “Estudos técnicos mostram que a ligação do rio com as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais influencia nos problemas de vazão das águas, que resultam em alagamentos. Nós temos feito a nossa parte, mas os rios têm continuidade fora da cidade e, portanto é necessário um trabalho conjunto”, afirma o secretário de Obras Públicas, Marios Stier.