Pinhais recebe a 7ª edição da Festa Regional da Semente Crioula

No último domingo (25), Pinhais sediou a 7ª Festa Regional da Semente Crioula. A festa aconteceu pelo segundo ano consecutivo no município, no Colégio Estadual Newton Freire Maia, e foi organizada pelo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA); a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA); a Rede Sementes de Agroecologia (ReSA); a Fundação Vida para Todos (ABAI); Casa da Semente; CEEP Newton Freire Maia e outras organizações do movimento agroecológico, além do apoio da Prefeitura de Pinhais e da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR).

 

A organização da feira estima que aproximadamente 2 mil pessoas estiveram presentes no evento, entre agricultores, guardiões das sementes, estudantes, e o público visitante de Curitiba e municípios da Região Metropolitana.

 

Durante todo o dia foram realizadas diversas atividades. O evento teve inicio às 9h com abertura oficial, e foi até às 18 horas com a benção e mística das sementes e alimentos, seminário "Soberania e Segurança Alimentar", sarau e oficinas temáticas.

 

O público teve a disposição uma feira gastronômica onde foram vendidas refeições caseiras e orgânicas, com sucos, sobremesas, bolos, almoços e sanduíches com opções para vegetarianos e veganos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento, participou do evento em um stand, onde foi divulgado o projeto Horta no Quintal de Casa e realizado exposição de hortaliças e mudas que são desenvolvidas pelo projeto e apresentando plantas alimentícias não convencionais, mostrando aos visitantes o quanto é importante uma alimentação saudável. Além de distribuírem materiais informativos e folder sobre a compostagem.

 

Na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Santana Bento, deu as boas vindas ao público e destacou o trabalho realizado na área pelo município. "Os visitantes são muito bem vindos à cidade de Pinhais. Embora o município não tenha área rural, ela seja toda urbana, tivemos a preocupação em criar o Departamento de Agricultura e Abastecimento. Iniciamos o projeto da horta urbana e está sendo desenvolvido este trabalho. O resultado é gratificante, pois as pessoas plantam, colhem e tem um alimento com qualidade. O objetivo é termos alimentos de melhor qualidade e incentivar a agricultura familiar" destacou o secretário.

 

A prefeita Marli Paulino, juntamente com a vice-prefeita Rosa Maria e o deputado federal Luizão, visitaram a Feira Semente Crioula. Para a prefeita é motivo de bastante alegria sediar novamente este importante evento. "Pelo segundo ano, o município é escolhido para receber a Festa da Semente Crioula, aqui no Colégio Newton Freire Maia, na Estrada da Graciosa. Estamos extremamente felizes em sediar esta festa que incentiva a prática de reproduzir, proteger e trocar sementes, contribuindo para o biodiversidade ambiental. Enquanto poder público precisamos pensar nas próximas gerações e fazer a nossa parte para garantir uma alimentação saudável e de qualidade", disse a prefeita.