Pinhais realizada caminhada e palestra em referência ao “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”
O “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” é celebrado anualmente em 3 de dezembro. Em Pinhais, para demonstrar a importância da questão foram promovidas algumas ações. A Prefeitura de Pinhais, por meio da Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) realizou uma caminhada e uma palestra, além de participar de um Seminário Metropolitano em Curitiba.
No último sábado (30), foi promovida no município a 3ª edição da Caminhada em Prol da Inclusão da Pessoa com Deficiência. A ação teve como ponto de partida a Praça do Skate, em direção à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Participaram da iniciativa, membros da comissão intersecretarial, servidores públicos, alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Escola Municipal Elis de Fátima Zen, Associação de Mulheres e Meio Ambiente (Amma), União de Pais pelo Autismo (UPA), vereadores e a comunidade em geral.
A servidora municipal Priscila Gonçalves Campos é cadeirante, e atualmente, está trabalhando em uma escola do Maria Antonieta. Ela conta que está há 9 anos na esfera pública e que entrou no primeiro concurso de Pinhais realizado pelo sistema de cotas. Priscila disse que veio participar da caminhada porque é uma atitude importante e que fica extremamente feliz em ver que a iniciativa esta crescendo na cidade. “Eu como pessoa com deficiência, digo que nós sentimos na pele, como são as coisas, como é o dia a dia, na questão da acessibilidade. Eu achei que nesta edição da caminhada temos uma grande quantidade de pessoas. O evento em si foi bem positivo e bacana. O bom que vemos que ano após ano a caminhada vem crescendo” afirmou.
Já na terça-feira (3), aconteceu o Encontro Metropolitano dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi promovida no salão de atos do Parque Barigui e teve a participação de vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A cidade de Pinhais foi representada pelos membros da Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da PcD que debateram o assunto, trocaram experiências e apresentaram ações desenvolvidas pela comissão no município.
As ações em referência ao “Dia da Pessoa com Deficiência” foram finalizadas no município com o 8º Encontro alusivo ao Dia de Promoção dos Direitos da PcD para Servidores Municipais, em especial, os envolvidos com a empregabilidade da PcD, que aconteceu no Cenforpe II, na tarde da última quinta-feira (5). Além de assistirem a palestra “As Diferenças que Constroem” os participaram assistiram uma apresentação dos alunos da Escola Municipal Elis de Fátima Zen.
Presente nos eventos, a vice-prefeita Rosa Maria os avaliou positivamente destacando o número de PcDs que participaram da caminhada. “O poder público tem procurado implantar politicas públicas para as pessoas com deficiência. Essa ação como a caminhada faz com que a sociedade compreenda e perceba a importância destas pessoas que são sujeitos de direito e que precisam que se faça cada vez mais por eles. Acessibilidade é uma questão que precisamos avançar. E a alusão ao “Dia da Pessoa com deficiência”, com a presença deles, significa que eles estão à frente em busca dos seus próprios direitos.” afirmou.
A servidora Louize Mari da Rocha, integrante Comissão Intersecretarial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência menciona que as duas ações promovidas no município foram muito importantes. “A avaliação dos eventos é extremamente positiva. A caminhada, por exemplo, foi um ato que ao sairmos na rua pela causa da PCD é algo que pouco se vê, mas está prevista em nossa constituição é um ato democrático, um ato intencional e vejo que isto vale a pena de estar se fazendo. A ideia é que no ano vem tenhamos mais pessoas participando, mais pessoas com deficiência e associações. Afinal, esta causa nunca para, ela segue em frente”.