Obras do Novo Hospital de Pinhais têm mais etapas concluídas
As obras do Novo Hospital de Pinhais já avançaram importantes etapas e seguem a todo vapor. A construção é gerenciada pela Prefeitura de Pinhais e executada com recursos próprios. Na tarde desta quarta-feira (15), o empreendimento, que terá 90 leitos (sendo 20 de UTI), e atendimento 100% SUS, recebeu a visita do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.
A prefeita Rosa Maria recebeu o secretário de Estado na obra, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, do secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento (interino) e de Administração, Luis Xavier Pedroza, da secretária de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes, e do vice-prefeito, Marcinho.
Na ocasião, Beto Preto afirmou que é uma obra importante para toda a região metropolitana e para todo o Paraná: “Isso é resultado de vontade política, e quem vai usar o hospital é o cidadão. Então, essa parceria público-privada [PPP], com apoio do BRDE [Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul], nós estamos acompanhando, esses leitos aqui tocados pela prefeitura serão utilizados na rede do sistema de saúde.”
“Temos aqui uma obra que é bem dimensionada para o futuro, inclusive uma laje que fica já preparada para a futura ampliação se necessária, então nós temos que colocar as estruturas à disposição da população. A pandemia do covid-19 mostrou isso, o SUS fez frente, mas nós precisamos ampliar o SUS, então nós estamos fazendo a nossa parte, a prefeita Rosa Maria coloca todo esforço da prefeitura para ver a obra de pé”, completou o secretário.
A prefeita Rosa Maria destacou a importância da presença do secretário na construção do hospital. “Representa o Governo do Estado e nos dá a perspectiva de que o nosso hospital, no momento que começar a ser operacionalizado, inevitavelmente precisará do Governo do Estado, do Governo Federal. O hospital tem sido muito aguardado e todos os dias nós temos visto seu avanço e eu estou realmente muito satisfeita como prefeita, com as nossas equipes, há um trabalho muito sério para que essa obra realmente venha atender e requalificar ainda mais o trabalho do atendimento para a nossa população.
A ampliação do atendimento do SUS em Pinhais também foi destacada pela prefeita. “Nós saímos de um hospital menor e vamos para um hospital de 90 leitos, então naturalmente o custeio aumenta, mas nós temos nos preparado. É nessa situação que também sabemos que podemos contar com a parceria tripartite, o Governo do Estado, Governo Federal e o nosso município, que não mede esforços para fazer com que este equipamento público realmente sirva a população”, declarou.
A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Carvalho, prevê que todos os serviços de atendimento do hospital estarão funcionando logo após a entrega da obra, prevista ainda para 2025: “O nosso planejamento já está nesse sentido, já estará em pleno funcionamento toda a capacidade operacional, pela parceria público-privada. Hoje o nosso hospital e maternidade já é referência para o município de Piraquara, no atendimento a gestantes de baixo risco e também ampliaremos para gestantes de alto risco na nova maternidade.”
A secretária municipal também explicou as vantagens da PPP e o papel do município nessa parceria: “Sabemos o que representa para a gestão pública licitar e executar com estrutura própria uma obra nesta dimensão. Então já avançamos no fato de uma garantia de 35 anos de operação, com um serviço de continuidade e de qualidade que conseguimos aprimorar dentro dessa parceria. Lembrando que todo trabalho integrado tem uma comissão técnica de fiscalização que vai ajustar todo o processo, para que a gente possa monitorar a execução e a utilização do recurso público.”
Etapas da construção
Foram concluídos na obra os contrapisos, a cobertura e a impermeabilização de lajes, e está praticamente concluído o fechamento de alvenarias externas e internas, assim como estão bem avançados os fechamentos de divisórias e as instalações do sistema de climatização. Além disso, prosseguem as execuções de instalações elétricas e hidrossanitárias, e iniciada a execução de esquadrias.
Meta de gestão
A finalização das obras do Novo Hospital é uma das principais metas da gestão de Rosa Maria, reeleita prefeita para o mandato de 2025 a 2028. A obra faz parte do programa de investimentos Avança Pinhais, que aporta R$ 300 milhões em melhorias de infraestrutura no município.
Fruto de Parceria Público-Privada (PPP), o Novo Hospital tem concessão administrativa do consórcio empresarial Saúde Ltda. vencedor do processo licitatório. A concessão tem o prazo de 35 anos, cujo projeto prevê o investimento total de mais de R$1,2 bilhão ao longo deste tempo. Até o momento, todo aporte financeiro foi realizado com recursos do município.
Com atendimento 100% pelo SUS, o Novo Hospital de Pinhais terá centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.
Presenças
Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes na ocasião o vereador Amarildo Amaral, a prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, equipes da Prefeitura de Pinhais e do consórcio empresarial Saúde Ltda.