Intercâmbio Cultural da EJA relembra momentos que marcaram a década de 60
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Pinhais promoveu mais uma edição do Intercâmbio Cultural da EJA que teve como tema "Anos 60: recordar é viver". Participaram os alunos e profissionais da EJA das Escolas Municipais 31 de Março, Lírio Jacomel, Marins de Souza Santos, Antonio Andrade e Dona Maria Chalcoski, alguns convidados e alunos do Coral e do projeto de Ballet da Escola Municipal 31 de Março, acompanhado de seus professores.
Solange do Rocio Pena, coordenadora da EJA Pinhais, explica que o objetivo da atividade é o de proporcionar um momento de interação entre os alunos das diferentes unidades educacionais que oferecem esta modalidade de ensino, propiciando conhecimento, aprendizagem, lazer e descontração. "O intercâmbio cultural possibilita a convivência entre toda a comunidade escolar, a socialização e a troca de experiências e conhecimentos entre os pares. Relembrar outros tempos possibilita uma melhor compreensão da nossa sociedade, que é marcada por diferentes acontecimentos, princípios e ideais", relata Solange. "A atividade foi realizada primeiramente com os alunos em sala, repassando informações, fatos, tendências e acontecimentos importantes, que marcaram a década de 60: na arte, na política, na moda e na sociedade", detalha Solange.
A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, participou da atividade e destacou o reconhecimento que o município tem de território livre do analfabetismo. "Este título só foi conquistado graças ao empenho dos profissionais da educação e dos alunos que tiveram o desprendimento de procurar as nossas unidades de ensino que ofertam um ensino de muita qualidade. Desde 2009, a Prefeitura tem como foco muito claro a redução, senão chegar à zero, do número de pessoas que não sabem ler e escrever, que elas tenham este direito assegurado", detalhou. "Parabenizo as equipes por promover o intercâmbio cultural, que já venho acompanhando, e é sempre um momento de novidades, alegria e de confraternização, pois é fundamental manter isso, sobretudo em um grupo da EJA. Investir em educação para nós é algo que exige muita seriedade é uma política pública para desenvolver a sociedade em todas as suas dimensões. Uma cidade é melhor à medida que as pessoas têm cidadania, e a cidadania se garante com educação de qualidade", finalizou a vice-prefeita.
Também participaram do Intercâmbio Cultural da EJA, representando a Câmara Municipal de Pinhais, a vereadora professora Cinéia, diretoras e professores das escolas envolvidas com a atividade.