Hemepar realiza evento de sensibilização sobre doação de sangue em Pinhais

 

O encontro reuniu agentes comunitários dos municípios de Pinhais, Piraquara, Colombo, Tijucas do Sul, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Quatro Barras, Tunas do Paraná e Adrianópolis

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, realizou um evento para sensibilização sobre doação de sangue, voltada aos agentes comunitários de saúde (ACS). O encontro ocorreu no Cenforpe, na última quarta-feira (5) e reuniu ACSs dos municípios de Pinhais, Piraquara, Colombo, Tijucas do Sul, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Quatro Barras, Tunas do Paraná e Adrianópolis.

O Hemepar tem realizado estas ações por entender que os agentes comunitários exercem um papel importante por estarem próximos da comunidade. Neste sentindo, o objetivo é o de promover a sensibilização sobre a doação de sangue entre estes profissionais, para que incentivem as famílias que acompanham, bem como também sintam-se envolvidos com esta causa tão nobre que é a doação de sangue.

“Este é um tema muito relevante, quem já vivenciou essa situação ou de alguém próximo que precisou de doação de sangue reconhece mais ainda a importância deste tema. Neste contexto, os agentes comunitários têm um papel muito relevante, pois são eles que estão próximos das famílias e podem levar esta orientação e incentivarem cada vez mais pessoas a aderirem à doação de sangue”, afirmou a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

“O Hemepar recebe muitos investimentos por parte do Governo do Estado, mas nada disso adianta se não tivermos o principal, que é a pessoa, o doador de sangue, para que possamos repassar a quem necessita. Sabemos que vocês, agentes comunitários, podem levar esta mensagem até as regiões onde atuam”, diretor geral do Hemepar, Paulo Roberto Hastchbach.

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, também falou sobre a importância do agente comunitário neste processo. “Vocês são peças fundamentais no trabalho de atenção primária à saúde, portanto, têm contato direto com as famílias e podem levar esta mensagem, conscientizar as pessoas a doarem. O doador é essencial, pois não existe maneira de substituir o sangue, ele não pode ser fabricado. Doar sangue é de fato um ato de amor, e que salva muitas vidas”, declarou a vice-prefeita, Rosa Maria.

Estiveram presentes também Andreia Perry, da 2ª Regional Metropolitana de Saúde; Elder Lazarotto, diretor administrativo do Hemepar; Kelli Rozário, secretária de Saúde de Tijucas do Sul; Leonardo Presa, secretário de Saúde de Quatro Barras; Andrea Franceschini secretária de Educação de Pinhais.

Durante o evento, as assistentes sociais do Hemepar Vania Venzel e Fabiana Zanata conduziram a palestra “sensibilização para doação de sangue”.