Feminicídio de Negras no Brasil é tema de palestra em Pinhais
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Secretaria de Cultura do Paraná, Grupo Capoeira Brasil e CEEBJA Zilda Arns, realizou o 1º Circuito de Valorização da Consciência Negra em Pinhais. A ação, que teve início no mês de agosto, surge como uma tentativa de reconhecer e rememorar a importância da população negra na sociedade.
Como parte das ações promovidas esteve a palestra "Feminicídio de Negras no Brasil", ministrada pela psicóloga Raquel Aguiar, realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe II) e teve como participantes membros das Comissões da Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais.
Sobre o Circuito
Composto por diversas ações, o Circuito teve o objetivo de conscientizar a população a respeito da relevância do negro na formação social, histórica e cultural do nosso país. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é lembrado em todo o território brasileiro e foi instituído pelo Projeto de Lei nº 10.369, de 9 de janeiro de 2003. Porém, apenas em 2011, a Lei 12.519 foi sancionada.
Entre as atividades promovidas estiveram: Roda de Leitura, com os mediadores Marcel Szymanski e Sara Brown; a Semana Cultural CEEBJA com as mediadoras Elaine Klein, Samara Rosa e Nará Souza; Oficina de turbantes com a oficineira Samara Rosa; Bosque Literário Especial; Contação de histórias; Oficina de Abayomi (confecção de bonecas), Aulão de Capoeira; Mostra de Samba de Roda e desenhos para colorir; além da Exposição "Personalidades: Mulheres Negras do Paraná".