Escritora peruana será homenageada na 2ª edição do Festival Literário de Pinhais

Na 2ª edição do Festival Literário de Pinhais a escritora peruana Glória Kirinus será homenageada. O anúncio foi realizado durante encontro no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. A autora estará presente na abertura do festival, em bate papo com os participantes, além de ministrar palestra e oficina. A iniciativa, promovida pela Biblioteca Pública de Pinhais, será realizada entre os dias 3 e 6 de setembro.

Naturalizada brasileira desde a década de 70, Glória Kirinus é autora de diversos livros infanto-juvenis, entre eles: "Sete quedas, sete anões e um dragão", "Lâmpada de lua", "Formigarra e cigamiga" e "Te conto que me contaram". Com uma longa trajetória acadêmica, com pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Sorbonne, na França, doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Literatura brasileira pela Universidade Federal do Paraná entre outras especializações, sendo ainda, conferencista no Brasil e no exterior, Glória ministra oficinas de criação literária e pedagogia poética em casas de leitura e bibliotecas.

A autora ficou emocionada ao receber a notícia de que seria homenageada. "Estou muito feliz, sinto-me muito lisonjeada com a homenagem, ainda mais vinda de um município como Pinhais, que é destaque nas ações e eventos culturais que organiza", afirma.

De acordo com a bibliotecária e uma das responsáveis pelo evento, Elaine Biss, nesta edição o festival oferecerá diversas atividades. "Serão palestras, oficinas, espetáculos, contações de história e encontros com outros escritores. O intuito é a ampliação das discussões e o levantamento de questionamentos acerca do livro e da literatura no nosso município. E a participação da escritora Glória Kirinus com todo seu conhecimento virá para encorpar e contribuir com este objetivo", ressalta.

Durante o encontro, em que foi oficialmente anunciada a homenagem, estiveram presentes a escritora Glória Kirinus; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Elom Tiago Fagundes; o diretor de Cultura, Marcos Oliver; a representante do Instituto Dom Miguel, Grimalda Amorim; a contadora de histórias, Elaine Klein e a bibliotecária, Elaine Biss.